10 dicas para você montar uma roda adequadamente

fonte:Mercedes-Benz

As rodas precisam de cuidados especiais, sobretudo quanto às porcas de fixação. Caso elas sejam danificadas, precisam ser trocadas imediatamente. Mas há outros cuidados que devem estar sempre no seu checklist de manutenção. Confira a seguir:

1) Limpe as superfícies de apoio no aro de roda e no tambor de freio. Limpe também a rosca dos parafusos e porcas de fixação, eliminando eventuais rebarbas e oxidação.

2) Unte a rosca dos parafusos com uma fina camada de graxa.

3) Instale a roda e enrosque as porcas até encostar.

4) Em rodas duplas, vale ficar atento às válvulas de encher pneus, que devem ficar em posições diametralmente opostas.

5) Se o veículo estiver equipado com cobertura das porcas nas rodas dianteiras, observe que o componente é fixado por meio de duas porcas.

6) Após enroscar todas as porcas, aperte-as alternadamente, em cruz, observando o momento de aperto recomendado.

7) Se não dispuser de um torquímetro, aperte as porcas com força utilizando apenas as ferramentas do veículo, sem alavancas adicionais.

8) Reaperte as porcas de fixação das rodas após um percurso de cerca de 50 km.

9) Se forem montadas rodas novas ou repintadas, as porcas de fixação das rodas deverão ser reapertadas novamente depois de 1.000 a 5.000 km rodados.

10) Dica de segurança: as porcas de fixação de uma roda nova ou de uma roda que tenha sido removida e reinstalada podem soltar-se devido a um mal assentamento das porcas. Neste caso, você pode perder o controle do veículo e causar um acidente. Portanto, após um percurso de aproximadamente 50 km, reaperte as porcas de fixação.

Fonte: Mercedes-Benz

Veja também no BusClub