Ajuste o banco do motorista corretamente e aumente a segurança na condução

fonte:Mercedes-Benz

Uma das ações que podem tornar as viagens mais seguras é manter o banco do motorista na posição mais adequada para cada condutor. Porém, existe o momento certo de fazê-lo.

Quando o veículo está em movimento, o ajuste não é indicado, pois desvia a atenção da estrada e das condições de trânsito. Além disso, um movimento inesperado do banco pode levar o motorista a perder o controle e a causar um acidente. Ou seja, só ajuste o banco com o freio de estacionamento aplicado ;)

O banco deve ser ajustado de modo que se possa utilizar corretamente o cinto de segurança. Para ter certeza de que o ajuste foi concluído, espere até ouvir o banco travar na posição escolhida. Veja mais dicas:

  1. Ajuste o encosto do banco o máximo possível na vertical. Os braços do condutor devem ficar ligeiramente dobrados ao segurar o volante.
  2. O encosto de cabeça deve ser alinhado ao nível dos olhos.
  3. A posição escolhida deve permitir que os pedais possam ser totalmente acionados.
  4. Os chassis para ônibus articulados são montados, na fábrica, sem o banco do motorista. Quem o escolhe é o fabricante da carroçaria. Para mais informações sobre a regulagem, consulte-o. E boa viagem!
  5. Veja também no BusClub