Como dirigir com mais segurança e sem comprometer os componentes do veículo

fonte:Mercedes-Benz

É simples tornar suas viagens mais seguras e preservar o sistema mecânico do veículo. Pequenas verificações são capazes de salvar o motorista e os passageiros de situações perigosas e ainda manter o bom funcionamento do ônibus. Em primeiro lugar, comprove o funcionamento do freio fazendo rápidos testes.

Aqueça o motor, alcançado velocidades moderadas (deixe a rotação do motor nas faixas verdes da escala do tacômetro). Dependendo do clima externo, o motor alcança sua temperatura de trabalho, de 80 a 95°C, em cerca de 10 a 20 minutos. Não deixe o motor operar à potência máxima até que a temperatura de trabalho seja alcançada.

Outra ação não recomendada é conduzir o veículo com a caixa de mudanças automática na posição “neutro”. A prática é ilegal, perigosa e pode danificar seriamente os componentes do sistema de transmissão.

Em declives, fique de olho no tacômetro e controle a velocidade utilizando os sistemas de freios auxiliares (freio-motor, retardador) e o freio de serviço. Isso evita que o motor seja submetido a rotações excessivas.

Quando dirigir em vias de pouca aderência, evite que as rodas deslizem de modo prolongado. Se isso ocorrer, as engrenagens do diferencial serão submetidas a esforços críticos e o eixo traseiro poderá ser danificado.

Caso note algo estranho enquanto estiver conduzindo, dirija-se cuidadosamente a um local seguro, fora da estrada. Estacione, ligue as luzes de advertência (o pisca-alerta) e coloque o triângulo de segurança a uma distância adequada, de modo a alertar outros motoristas.

Se o conjunto de freio das rodas entrar em contato com água, dirija cautelosamente e acione de forma moderada o freio de serviço algumas vezes durante a marcha para secar as guarnições de freio e restabelecer a eficiência total do sistema.

Fonte: Mercedes-Benz

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