dez 14

Estudo mostra aumento do transporte público e mais vontade de abrir mão do carro

Diminuir o uso do carro tem se mostrado mais importante para os brasileiros. Metade dos entrevistados ouvidos por conta do estudo “Humanização das Cidades”, feito pela Liberty Seguros e o Instituto Teor Marketing, garante que se desloca, principalmente, por meio do transporte público. Outros 38% usam carro ou moto; 6% se deslocam a pé; e 4% preferem a bicicleta.
 
A Liberty estudou a evolução dos dados entre 2014 e 2016 e constatou que houve uma queda de 13% na opção pelo transporte individual. Já  o transporte público e a bicicleta se tornaram mais populares, com aumento de 11% e 3% no uso, respectivamente.
 
Além disso, a maioria das pessoas consultadas (66%) concorda que o transporte público é o meio de transporte mais adequado ao futuro, seguido pelas bikes (23%), carro ou moto (7%).
 
A conclusão explícita na pesquisa é de que os brasileiros desejam viver em cidades compactas, onde moradia, trabalho e compras estão a uma distância de, no máximo, a 20 minutos a pé. 
 
Aliás, para 64%, é mais vantajoso fazer todas as atividades em regiões centrais, mesmo que, para isso, precisem viver em residências menores. Entre essa parcela da população, a maioria (54%) acredita que essa é a melhor opção para escapar dos congestionamentos. E 46% acreditam ser mais confortável ou mais saudável (39%).
 
Os donos de carro e moto são os mais resistentes a mudar de casa para ficar mais perto dos destinos rotineiros. Pelo menos 25% têm pouca ou nenhuma intenção de fazê-lo. Os usuários de transporte público, por sua vez, são os mais dispostos a mudar (63%). Os pedestres são os que acreditam já morar da maneira que julgam ideal (41%).
 
Os dados foram coletados em entrevistas com mais de mil pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Curitiba e Belo Horizonte. 
 
Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>