História: saiba como os ônibus surgiram e se transformaram ao longo do tempo

fonte:Mercedes-Benz

Criado menos de dez anos depois do automóvel, patenteado por Gottlieb Daimler e Karl Benz em 1886, o primeiro ônibus motorizado, também concebido por Karl Benz, deriva de um Landau.

Quando surgiu, em 1895, transportava apenas oito passageiros entre Siegen, Netphen e Deutz, localidades da Alemanha. Até então, dois veículos Benz, com motor de 5 cv, permitiam realizar um trajeto de quinze quilômetros em uma hora e vinte minutos, com cinco paradas.

Três anos depois, foi inaugurado o primeiro serviço público de ônibus, na cidade alemã de Wuerttemberg. Na mesma época, a Daimler, passou a oferecer quatro modelos de ônibus, com motores Phoenix de 4 a 10 cv e capacidade para até dezesseis passageiros.

Em 1905, começou a funcionar em Berlim o serviço público de transporte urbano, com ônibus — também da Daimler — de dois andares, 14 assentos na parte inferior e 18 na superior. Só no primeiro dia, foram transportados 3.900 passageiros.

Apenas cinco anos depois, em 1910, um modelo de fabricação Benz completou 12 mil quilômetros rodados sem apresentar problemas no motor, no câmbio ou nos pneus. Neste mesmo ano, a novidade foi a adoção do câmbio hidráulico, que melhorou o desempenho dos veículos.

A Primeira Guerra Mundial representou um hiato nessa evolução, pois os fabricantes passaram a focar na produção de caminhões. Com o fim do conflito, as novidades voltaram a aparecer. Na década de 1920, surgiu o motor a diesel, o freio que utiliza ar comprimido e o chassi de estrutura baixa, com vigas apoiadas sobre o eixo traseiro.

Cada aperfeiçoamento melhorou a dirigibilidade, o conforto e a segurança. As estradas também receberam investimentos. Com isso, o ônibus se afastou do caminhão, que foi a base para os primeiros modelos, e conquistou de vez seu espaço.

A década de 1930 promoveu uma ruptura entre os modelos urbanos e os rodoviários. As estradas, cada vez melhores, permitiram que a velocidade média dos ônibus ultrapassasse a dos trens.

A chegada da carroçaria monobloco, desenvolvida com base na estrutura dos aviões, marcou os anos 1950. A inovação viabilizou a construção de veículos mais ágeis, leves, estáveis e confortáveis.

Os primeiros ônibus brasileiros foram encarroçados sobre chassis L-312 em 1956. Em 1958, a Mercedes-Benz iniciou a produção de ônibus no país, lançando o O-321, que, por conta de sua estrutura monobloco, revolucionou o transporte coletivo por aqui. As versões urbanas e rodoviárias, cada vez mais modernas, tornaram-se padrão de qualidade.

Fonte: Mercedes-Benz

Comentários

Théo 30/09/2023 13:47

nossa achei interesante

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