out 21

Mercedes-Benz anuncia FleetBoard para os ônibus brasileiros

Após o sucesso de vendas no segmento de caminhões, a Mercedes-Benz do Brasil aposta no sistema de gestão de frota e rastreamento FleetBoard para a linha de ônibus. A novidade foi anunciada pelo vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços, Roberto Leoncini, no Salão Internacional de Veículos Comerciais, o IAA 2016, maior evento mundial do setor, realizado em Hanover, na Alemanha, em setembro.
 
“Mais de cinco mil caminhões circulam nas estradas brasileiras equipados com o FleetBoard”, diz o executivo. “A aprovação do mercado nos motiva a oferecer a solução também para os frotistas de ônibus, que podem usar as diversas ferramentas do sistema para gerir a frota com modernidade, reduzindo custos operacionais em até 15%”.
 
A atual geração do FleetBoard foi desenvolvida pela Mercedes-Benz do Brasil, com a participação de especialistas da Daimler. Lançada primeiro aqui, a versão agrega funções de rastreabilidade ao sistema de gestão de frota, auxiliando o cliente na prevenção de furtos e roubos de veículos e de cargas.
 
A tecnologia, exclusiva, baseia-se no conceito de telemetria das pistas de Fórmula 1. O FleetBoard também está relacionado a uma evolução do TCO – Total Cost of Ownership (ou Custo Total de Propriedade) -, ferramenta de gestão que ajuda o administrador a reduzir os custos com o veículo considerando toda a sua vida útil. Leva em conta manutenções, despesas com combustível, eventuais paradas na oficina, custos fixos e administrativos, entre outros.
 
Direção mais econômica e segura
 
Graças às funcionalidades do FleetBoard, os gestores da frota têm total  acesso a informações sobre o estilo de direção de cada motorista. Elas fornecem dados que auxiliam o condutor do veículo a melhorar o desempenho, dirigindo de forma mais econômica e segura, com menor consumo de combustível, ampliando também os intervalos entre as manutenções. Um veículo bem conduzido é mais conservado. Consequentemente, tem maior valor e liquidez na hora da troca.
 
A avaliação do estilo de condução de todos os motoristas possibilita que a empresa alcance um desempenho uniforme, com ganhos de escala, além da criação de um padrão de dirigibilidade.
 
Outro resultado é a redução do consumo de lubrificantes, filtros e freios. 
 
Com a evolução da nota referente à direção preventiva, há uma redução significativa do risco de acidentes, aumentando a segurança do motorista, assim como do veículo e da carga.
 
Outro dado importante fornecido pelo sistema são as pausas que o motorista faz durante a viagem. Isso permite verificar se ele está cumprindo a jornada de trabalho conforme a legislação. 
 
Fonte: Mercedes-Benz

 

11 Comentários sobre: Mercedes-Benz anuncia FleetBoard para os ônibus brasileiros

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Carlos. Tudo bem? A adaptação para motor home (Assim como food truck e outros veículos especiais) é feita após a compra por empresas encarroçadoras especializadas. O time de consultores da rede de concessionárias pode tirar suas dúvidas sobre as opções de configuração, preços, formas de pagamento e financiamento, prazos de entrega e todos os detalhes para que você monte seu negócio. Você pode solicitar que o consultor entre em contato com você através do link http://bit.ly/1rsFS4M, ou se preferir, pode ir diretamente a uma de nossas credenciadas para conhecer de perto todas as opções de configuração e outros detalhes. Os contatos da nossa rede estão no link http://bit.ly/LKwhrT. Abraços

  1. Robson Ventura disse:

    Possuo ideias sobre os chassis que ainda não possuem no mercado. Nas versões com motor dianteiro seriam OF 1836 4×2 ( OM 457 LA ), Nas duas versões articulados e bi-articulados são OFA 2836 6×2 ( até 18,6 m de comprimento ) e OFBA 4041 8×2 ( até 27 m de comprimento ). Ambas com motor OM 457 LA. Nas versões rodoviárias seriam os seguintes modelos 0 500 RSD e RSDD equipados com motor OM 502 LA V8 ( Existe nos ônibus apenas na Alemanha ). Seriam um desses modelos que se tornariam uma realidade no mercado brasileiro?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Robson! Valeu pelas sugestões, no entanto para que possamos receber suas ideias/projetos, é necessário que estejam patenteadas. Caso já possua a patente, pedimos que por gentileza nos encaminhe por e-mail através do link http://bit.ly/17vH8Ar. Abraço!

  2. Sirlei Gomes da Silva disse:

    como sô fan da Mercedes em geral, automóveis, Caminhões, Ônibus e formula 1 a Mercedes ela sabe fazer bonito e com qualidade eu tiro o chapel para a Mercedes como fala o nosso Raul Gil, então é isso aí a marca Mercedes e um ícone que conquisto o mundo com seus produtos quero parabenizar a Mercedes por seus produtos de qualidades! gostaria de ter um automóvel da Mercedes pelo almenos o de entrada da marca mais como eu sô um pedreiro que tem uma renda per capita de 1 salario e pouco não tenho esse gotinho quem sabe a Mercedes mi da um de presente! obrigado Mercedes.

    • Mercedes-Benz disse:

      Valeu pelo comentário e pelo carinho, Sirlei! Estamos contentes com suas gentis palavras e, como não podemos atender ao seu pedido, ficamos na torcida para que você conquiste sua Estrela o quanto antes possível :) Abraços e continue sempre ligado em nossas postagens!

  3. Fico feliz com a ampliação da aplicação em ônibus, tive a oportunidade de trabalhar na sua implementação no Brasil e sempre tive a sensação que em ônibus o custo/benefício seria também de grande valia para os empresários do setor!

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, John! Até 1996, foram produzidos os veículos monoblocos, que eram constituídos de chassis e carrocerias feitas pela Mercedes-Benz. Mas atualmente fabricamos apenas os chassis para poder oferecer mais opções aos clientes. Assim, cada consumidor pode encarroçar da maneira que desejar, nas empresas implementadoras :) Abraços e continue sempre ligado em nossas postagens!

  4. Sou fã da Mercedes, sempre admirei a tecnologia, que por sinal, acredito que sempre esteve à frente dos outros fabricantes, e tbm pensando no bem estar dos seus milhões de consumidores, só falta mesmo, um dia, conhecer esse maravilhoso salão de hannover.

    • Mercedes-Benz disse:

      Valeu pelo comentário e pelo carinho, Abel! Continue ligado em nossa fanpage para ficar sempre por dentro de nossas notícias e de nossas novidades :) Abraços!

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>