Mercedes-Benz fornecerá 1.600 ônibus escolares após vencer licitação do Governo Federal

fonte:Mercedes-Benz

Pelo quarto ano consecutivo, a Mercedes-Benz fornecerá ônibus para atender ao programa Caminho da Escola, ação do FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação), órgão ligado ao Ministério da Educação, do Governo Federal.

Até março de 2017, serão vendidas 1.600 unidades do OF 1519 R, da categoria ORE 3. O objetivo é renovar e padronizar a frota de veículos escolares, de olho na segurança e na qualidade do transporte.

A versão com elevador do modelo atende a 55 alunos (são 60 alunos atendidos na versão sem elevador). As prefeituras já podem procurar os concessionários da companhia e verificar os procedimentos para aquisição dos veículos por meio de recursos do programa Caminho da Escola. Além disso, contam com a alternativa de financiamento do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) ou podem utilizar recursos próprios.

Tradicionalmente, a empresa é parceira de programas federais e atende também a governos estaduais e municipais. “São 3.500 ônibus da nossa marca em circulação no transporte escolar urbano e rural somente no programa Caminho da Escola”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nossos ônibus escolares asseguram reduzido custo operacional, com robustez e resistência para as vias urbanas e também na zona rural”, completa.

O chassi OF 1519 R, criado em 2012 pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil, foi concebido para aplicação como Ônibus Rural Escolar (ORE), de acordo com as especificações do edital do FNDE. Foi amplamente testado em vias fora das estradas principais e, mesmo diante de condições severas, como vias não pavimentadas, demonstrou qualidade e confiabilidade, como é de praxe nos produtos da marca.

Entre vários requisitos, o FNDE exige um motor que atenda à legislação de emissões e características específicas para uso em estradas de terra, como balanço dianteiro curto (para facilitar a circulação em solo acidentado), altura elevada (visando à proteção inferior do chassi e da carroçaria), eixo traseiro reforçado e bloqueio de diferencial no eixo traseiro (para melhorar a tração em áreas irregulares, como terrenos alagados, por exemplo).

Além disso, o OF 1519 R conta com a avançada tecnologia BlueTec 5 e com motores mais econômicos e ecológicos. O chassi também vem equipado com barras estabilizadoras na dianteira e na traseira, o que proporciona mais estabilidade ao veículo e, consequentemente, mais segurança e conforto para os alunos.

O eixo traseiro HL-4 reforçado garante robustez e resistência para enfrentar o trabalho pesado da zona rural. As lonas de freio mais largas propiciam mais eficiência de frenagem. Já o freio-motor auxiliar Top Brake amplia a potência de frenagem e garante menor consumo de combustível e menor desgaste dos componentes do sistema de freios e dos pneus.

O OF 1519 R é oferecido ao mercado em duas versões: entreeixos de 4,8 metros para ônibus convencional, de 9,4 metros de comprimento com 48 assentos; e entreeixos de 6 metros para ônibus convencional, de 11 metros com 60 assentos.

Fonte: Mercedes-Benz

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