Mil ônibus Mercedes-Benz com capacidade para mais de 200 passageiros já circulam em São Paulo e no Rio de Janeiro

fonte:Mercedes-Benz

Ele tem 23 metros de comprimento, quatro eixos e pode levar mais de 200 pessoas. Trata-se do superarticulado Mercedes-Benz, lançado em 2012 e que chega, agora, ao marco de mil unidades vendidas.

Em duas versões, a O 500 UDA Low Entry, com piso baixo, e a O 500 MDA, com piso alto, o veículo foi criado para atender aos diversos sistemas de transporte coletivo urbano, como corredores, faixas exclusivas e BRT (Bus Rapid Transit).

“O sucesso é crescente, especialmente em grandes regiões metropolitanas, como São Paulo e Rio de Janeiro. Nenhuma outra marca alcançou um volume de vendas tão expressivo para um ônibus de grande capacidade”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

O município de São Paulo responde por mais de 80% dos superarticulados vendidos pela montadora no Brasil. O milésimo veículo irá circular na cidade. Já a capital fluminense deve receber 100 unidades em 2016. Elas têm a missão de atender ao grande volume de pessoas atraídas por eventos expressivos como as Olimpíadas.

Líder em vendas de ônibus no país, a Mercedes-Benz tem cerca de 70% de participação nos sistemas de transporte coletivo urbano. Os superarticulados, por exemplo, circulam nos principais sistemas BRT do Brasil, entre eles o Expresso Tiradentes, de São Paulo; a Transoeste e a Transcarioca, no Rio de Janeiro.

BRTs de Belo Horizonte, Brasília e Curitiba também contam com modelos Mercedes-Benz. Fora do Brasil, Bogotá, na Colômbia, Santiago do Chile, México, Turquia e África do Sul estão entre as localidades que adotam o chassi.

Para os passageiros, a maior vantagem é o conforto. A oferta de assentos é maior, assim como o espaço interno. A suspensão a ar garante movimentos mais suaves.

O meio ambiente também é uma preocupação. O índice emissões de poluentes é reduzido, graças à tecnologia BlueTec5, exclusiva.

O custo operacional é competitivo. O consumo de combustível é baixo e os componentes podem ser compartilhados com outros chassis da marca.

“Outro diferencial é que os veículos são rentáveis durante todo o período de utilização, e não apenas nos horários de pico, aumentando as vantagens para os operadores, gestores e planejadores”, diz Barbosa.

Fonte: Mercedes-Benz

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