Novo ônibus urbano da Daimler Buses faz sua primeira viagem autônoma

fonte:Mercedes-Benz

A Daimler Buses, maior fabricante de ônibus do mundo, promoveu, em julho, a primeira viagem autônoma do modelo urbano Mercedes-Benz Future Bus com CityPilot. A rota, de 20 quilômetros, foi traçada nas proximidades de Amsterdã, na Holanda. O veículo chegou a 70 km/h num trecho da maior linha de BRT (Bus Rapid Transit) da Europa. 

 

Toda a operação foi automática: a partida, a travessia de túneis, a frenagem diante de obstáculos e pedestres e a comunicação com semáforos. O motorista, que continuou presente, monitorou todo o sistema. 

 

Com esse avanço, a Daimler Buses se tornou a primeira fabricante de ônibus do mundo a colocar um veículo autônomo para operar em uma situação de tráfego real. 

 

“Há quase dois anos, mostramos, com o Highway Pilot, que a condução autônoma tornará o transporte feito por caminhões em longas distâncias mais seguro e mais eficiente. Agora, estamos colocando esta tecnologia em nossos ônibus urbanos com o CityPilot", afirma o Dr. Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks & Buses. "Este sistema é voltado às grandes cidades, e torna o transporte público mais seguro, eficiente e produtivo”.

 

Hartmut Schick, chefe mundial da Daimler Buses, revela que foram investidos cerca de 200 milhões de euros no desenvolvimento da nova linha. "O Future Bus utiliza combustível de forma eficiente e com mínimo esforço do motor. Isso tem um impacto positivo nos custos operacionais e de manutenção, na vida útil e na disponibilidade do veículo”, diz.

 

Como o CityPilot funciona 

 

O Mercedes-Benz Future Bus reconhece se a via é adequada à condução autônoma e informa ao motorista, que precisa apenas pressionar um botão para ativar o CityPilot. O motorista tem sempre a responsabilidade sobre a condução e pode reassumir o comando a qualquer momento.

 

Tomando Amsterdam como exemplo: há semáforos especiais à frente do ônibus. Duas luzes vermelhas lado a lado significam “pare”; duas luzes brancas, uma acima da outra, significam “siga”. As luzes brancas se acendem e o veículo parte suavemente, seguindo sua faixa. Um sofisticado sistema de câmeras reconhece os sinais luminosos. Além disso, o Future Bus se comunica por Wi-Fi com a infraestrutura da via, recebendo informações sobre o status dos semáforos.

 

A velocidade máxima é programada. No ponto de parada, o ônibus freia, abre e fecha as portas e volta a andar, desde que o caminho esteja completamente livre. Para evitar uma colisão, o CityPilot conta com um sistema de frenagem automático que desacelera o veículo quando necessário.

 

Por conta de sua tecnologia inovadora, o Mercedes-Benz Future Bus com CityPilot irá fornecer à Daimler Buses informações essenciais para o desenvolvimento dos ônibus urbanos do futuro. Isso irá envolver os sistemas de assistência ao motorista e de propulsão sem emissões, a automação parcial das funções de direção, de acordo com legislações específicas, e a interconectividade entre o ônibus e as infraestruturas viárias, como o BRT.

 

Design revolucionário

 

Com cerca de 12 metros de comprimento, o veículo, baseado no best-seller global Citaro, conta com um design exterior assimétrico, moderno e impactante.

 

O interior é amplo e iluminado. Com piso baixo, o ônibus é dividido em três áreas. A chamada área de serviço fica na frente, junto ao motorista. A área expressa fica no meio do veículo, e é destinada às pessoas que farão pequenos percursos – elas ficam em pé, o que favorece o rápido fluxo de passageiros. Na parte traseira, localiza-se o lounge, onde os passageiros passam mais tempo – ali, os smartphones podem ser carregados sem fio.

 

O cockpit foi totalmente reprojetado. O motorista visualiza as informações necessárias num grande mostrador e pode se concentrar totalmente em suas tarefas. Um sistema de passagens eletrônico elimina a venda e a conferência convencional dos tíquetes.

 

Linhas BRT são ideais para a condução autônoma

 

Um caminho constante numa faixa exclusiva, horários claramente definidos, procedimentos idênticos nas paradas: as linhas BRT são ideais para a condução autônoma. Uma das grandes vantagens dos BRTs para os planejadores de cidades e de tráfego é que eles são fáceis de implantar, assim como baratos e flexíveis. Diminuem o trânsito e as emissões de poluentes e ruído, aumentam a velocidade de deslocamento e, assim, melhoram a mobilidade urbana e a qualidade de vida.

 

Atualmente, existem cerca de 180 sistemas BRT em todos os continentes, com uma frota total de aproximadamente 40 mil ônibus, que transportam 30 milhões de passageiros todos os dias.

 

Novas linhas BRT estão sendo planejadas e projetadas a todo momento, com assessoria e apoio de especialistas em transporte e trânsito da Daimler Buses em vários países, um serviço que é único na indústria. A América do Sul, sobretudo, é tida como uma forte região para o BRT.

 

 

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