O ônibus do futuro é amigável. Conheça essa ideia

fonte:Mercedes-Benz

Em um BRT de Amsterdã, na Holanda, deve circular um novo tipo de ônibus. O conceito está alinhado ao que afirma o chefe da Divisão Daimler Buses, Hartmut Schick. Para ele, a principal meta do ônibus do futuro é humanizar o transporte público, tornando o veículo totalmente amigável.

Na linha que opera na cidade holandesa, que conta com o BRT mais longo da Europa, deve circular o Mercedes-Benz Future Bus, um veículo comandado pelo sistema semiautônomo CityPilot, tecnologia que possibilita prever e detectar acontecimentos na via automaticamente, e adotar as medidas necessárias a cada ocasião.

Schick diz que é preciso converter o ônibus numa zona de conforto para atrair o público e mudar a situação atual, em que o uso do modal representa apenas 15% de todos os deslocamentos urbanos na Europa.

“Lançaremos várias configurações para que o passageiro se sinta em casa ou que pareça estar sentado num parque”, adianta.

A missão está a cargo do departamento Daimler Buses Mobility Solutions. “Nosso objetivo é maximizar a eficiência sob todos os aspectos: consumo, disponibilidade, mínimo índice de ruído, conforto térmico e cromático”, afirma Schick.

Equipado com um GPS de última geração, o sistema calcula perfeitamente a velocidade de trânsito exata para que o ônibus encontre todos os semáforos abertos durante o percurso. Isso é possível graças à integração de informações do gerenciador de trânsito local às do corredor.

Desse modo, os passageiros poderão saber exatamente os horários de embarque e chegada, evitando esperas desnecessárias e cansativas nas plataformas.

Todo esse aparato será possível por meio da conectividade entre os smartphones e a central eletrônica que comandará o veículo.

“Além do sistema de GPS de alta definição, um conjunto de 11 câmeras possibilita a operação autônoma", explica Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks.

Cinco câmeras são reservadas para o sistema de localização, as laterais para guiar os parâmetros nas paradas, três outras são destacadas para reconhecimento de semáforos e as seis restantes são sensíveis a pedestres.

Dentro do Future Bus, os passageiros terão carregadores de celular indutivos e iluminação segundo a necessidade. Em viagens curtas, cores mais vibrantes; e mais relaxantes em longas distâncias.

A eficiência do sistema é 90% independente das ações do motorista.

Apenas no desenvolvimento do Future Bus estão sendo investidos € 200 milhões. O próximo passo, anuncia Schick, será uma grande fase de testes na cidade de Karlsruhe, nas proximidades de Stuttgart, na Alemanha.

Schick calcula que o mercado de ônibus deverá crescer até 50% na Europa até 2025. A operação comercial do Future Bus deve ocorrer no início da próxima década, e deve aliar contratos completos, que incluem a manutenção, dada a alta tecnologia e a complexidade do sistema.

Fonte: Negócios em Transporte

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