dez 01

Ônibus urbanos: quanto você sabe sobre eles?

Os ônibus urbanos desenvolvidos pela Mercedes-Benz têm várias peculiaridades. A seguir, listamos algumas. Confira e conte para a gente qual delas você ainda não conhecia.
 
1) Motores eletrônicos
 
O controle da injeção de combustível é feito a partir de um monitoramento inteligente. A combustão, mais eficiente, resulta em mais potência, mais torque, menor consumo de combustível, emissões mais limpas e durabilidade. Além disso, atende à legislação de emissões Proconve P-7, equivalente à norma EURO V.
 
2) Conforto para os motoristas
 
Os chassis urbanos vêm equipados com um pedal do acelerador eletrônico, que transforma os movimentos em impulsos elétricos. O acionamento é mais suave, facilitando o trabalho dos motoristas. Já o sistema de direção hidráulica, de última geração, reduz esforços ao volante. Além disso, os chassis O 500 UA e MA têm o menor círculo de viragem do mercado (22 metros), o que também facilita sensivelmente a dirigibilidade. 
 
3) Suspensão pneumática
 
Graças à suspensão pneumática integral, o veículo fica constantemente nivelado em relação ao solo, o que garante excelentes níveis de conforto e estabilidade. Outra vantagem é a baixa transferência de solavancos para a estrutura do chassi, aumentando a vida útil. Os modelos O 500 M* e O 500 U/UA permitem elevar a carroceria para vencer obstáculos e desníveis acentuados. Por sua vez, o sistema de inclinação lateral (kneeling) permite baixar lateralmente o veículo para facilitar a entrada e saída de passageiros.
 
4) Top Brake
 
O freio motor auxiliar Top Brake aumenta a potência de frenagem e amplia a segurança. Também permite trocar menos de marchas, tem baixo custo de manutenção e ajuda a economizar combustível.
 
5) Articulação mecânica
 
Os chassis O 500 UA e O 500 MA são equipados com o sistema de articulação mecânica da marca Hübner, utilizado há anos em ônibus produzidos na Alemanha. Ele mantém o veículo estável em curvas e retas. Outro diferencial, o motor na traseira “empurra” o veículo, o que resulta em estabilidade e um retorno mais rápido à situação de dirigibilidade, com conforto para o motorista, segurança e menor desgaste de pneus.
 
Fonte: Mercedes-Benz

 

2 Comentários sobre: Ônibus urbanos: quanto você sabe sobre eles?

  1. A Mercedes, sempre nos deixando bem informado por mais que somos motoristas experientes, e sempre digo o seguinte “a cada dia mais novo aprendizado”
    Vianei Silva.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>