Primeiro a ser certificado pelo Proncove 7, motor substitui até 90% do diesel por GNV
Como alternativa ao diesel de petróleo, a Mercedes-Benz do Brasil vem avançando no desenvolvimento do motor bicombustível diesel + GNV (gás natural veicular) para uso em ônibus.
Apresentado em julho deste ano durante a Transpúblico 2013 –feira de produtos e serviços para transporte urbano— o motor OM 926 LA bicombustível é o primeiro a ser certificado pelo Proncove P7 para o uso de gás e diesel.
Com 6 cilindros e 7,2 litros, ele funciona com os dois combustíveis, tendo o gás como o principal e complementado pelo óleo diesel, seja de petróleo ou as misturas com diesel de cana ou o biodiesel.
“Sem grandes alterações no motor básico a diesel, foi possível atingir até 90% de relação de substituição de diesel por GNV. Nesta proporção há uma redução de 18% nas emissões de CO2, um dos principais gases do efeito estufa, e ainda redução de cerca de 30% de material particulado”, informa Gilberto Leal, Gerente de Desenvolvimento de Motores.
Por meio de um sistema dosador e misturador, o motor prevê a injeção de GNV diretamente na entrada do coletor de admissão, e o volume de gás é gerenciado eletronicamente, combinado ao controle eletrônico da relação ar/combustível.
O motor inclui mudanças mínimas na arquitetura elétrica e eletrônica do veículo, mantendo o sistema SCR (redução catalítica seletiva) e adicionando um catalisador de oxidação, a fim de reduzir as emissões de monóxido de carbono e metano.
O motor OM 926 LA bicombustível é mais um avanço da Mercedes-Benz do Brasil na busca por alternativas mais limpas, que contribuam para uma mobilidade sustentável a partir da redução da emissão de gases do efeito estufa.