Mercedes-Benz apresenta novidades para transporte urbano

fonte:Mercedes-Benz

Chassis com suspensão a ar foram destaque da marca na Transpúblico 2013

A Mercedes-Benz apresentou novidades na última Transpúblico 2013 – feira de produtos e serviços para o transporte coletivo urbano, que ocorreu em São Paulo, em julho, simultaneamente ao Seminário Nacional da NTU (Associação Nacional de Transportes Urbanos).O destaque foi a disponibilização de suspensão pneumática integral em dois modelos da família de chassis OF (OF 1721L/59 e OF 1724L/59) e no OH 1621L/52 com motor traseiro.

A suspensão pneumática, que já é conhecida por fazer parte dos modelos O 500, é formada por seis bolsões de ar (dois dianteiros e quatro traseiros) e batentes auxiliares, válvulas niveladoras de altura (1 na dianteira e 2 na traseira), amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras. Aos motoristas e passageiros, esse conjunto garante mais conforto, uma vez que diminui trepidações e ruídos internos, e tem melhor dirigibilidade. Para o frotista, a vantagem está na agilidade e facilidade na manutenção da suspensão, o que reduz custos operacionais.

O chassi OF 1724 L/59 traz mais novidades para o mercado. Graças à elevada potência e torque de seu motor OM 926 LA de 6 cilindros, ele permite a montagem de ar condicionado, ampliando o conforto e bem-estar no interior dos ônibus. O novo OF 1724 também pode ser equipado com retarder eletromagnético Telma. Além do aumento significativo na segurança do veículo e dos ocupantes, esse componente propicia economia de pneus e de guarnição dos freios. Conjugada ao pedal de freio, a operação do retarder é extremamente simples, facilitando a utilização pelo motorista.

Já o OH 1621 L/52 com motor traseiro, que pode receber carrocerias de até 11,8 metros de comprimento, está dimensionado para suportar 16 toneladas de peso bruto total (PBT), conta com motor OM 924 LA de 208 cavalos de potência e tecnologia BlueTec 5. É um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de trabalho. É ideal para operação em linhas periféricas, alimentadoras, distribuidoras e nos percursos interbairros e bairro-centro. Além disso, também é utilizado na aplicação rodoviária de curtas distâncias e no fretamento.

Veja também no BusClub