Tecnologia melhora o desempenho do veículo e contribui para a redução da emissão de poluentes
Em vigor desde janeiro de 2013, o Proconve P7, sétima fase do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores, exige a redução da emissão de material particulado e óxido de nitrogênio (NOx). A norma determina o desenvolvimento de novas tecnologias para o pós-tratamento dos gases de escape com a expectativa de reduzir em até 80% as emissões poluentes.
A solução apresentada pela Mercedes-Benz foi a nova tecnologia BlueTec 5, que consiste na utilização de motores mais eficientes, além de um tanque extra para o aditivo Arla 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo), uma solução à base de ureia técnica, inofensiva para as pessoas e para o meio ambiente.
Enquanto a redução de material particulado é feita dentro do motor, com combustão totalmente otimizada, o NOx é tratado no escapamento por meio do sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva). É nesse processo que o Arla 32 facilita a reação química promovida pelo catalisador, transformando o gás tóxico em nitrogênio puro e vapor d’água.
O reservatório do Arla 32 deve ser abastecido, em média, a cada quatro tanques de diesel. No painel do veículo, o motorista terá informações sobre o nível do aditivo e do consumo, entre outras. Para poluírem menos, os ônibus BlueTec 5 deverão usar o diesel S10 ou o diesel S50, considerados mais limpos.
Esta tecnologia resulta em maior eficiência do veículo e diminuição do custo operacional. Com o BlueTec 5 o consumo de combustível é menor e os intervalos de manutenção mais espaçados, a exemplo da troca de óleo.
Além disso, os componentes do catalisador do BlueTec 5 têm vida infinita, sendo necessária apenas a troca do filtro a cada dois anos. É uma tecnologia que melhora o desempenho do veículo e contribui sensivelmente para a redução da emissão de poluentes.