Veículos serão utilizados em na nova fase Rea Vaya, sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Johanesburgo
A Mercedes-Benz do Brasil foi vencedora da concorrência para o fornecimento de 134 chassis de ônibus para o sistema Rea Vaya, de Johanesburgo, maior cidade da África do Sul. O novo sistema de BRT (Bus Rapid Transit) da cidade tem o objetivo de expandir a oferta de transporte público por meio da inauguração de 17 novas estações.
Firmado pelo concessionário Sandown Motors e pela Mercedes-Benz South Africa (MBSA), o contrato prevê a encomenda de 134 chassis Mercedes-Benz Euro 5: 93 unidades da versão O 500 M e 41 do modelo articulado O 500 MA.
Fabricados na Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo, os veículos são os primeiros chassis Euro 5 utilizados em um sistema BRT na África do Sul e foram embarcados em conjuntos totalmente desmontados (CKD). Os chassis estão sendo preparados na fábrica local da Mercedes-Benz, em East London, e as carroçarias são fornecidas pela unidade da Marcopolo em Johanesburgo.
Para que os chassis atendam as necessidades de transporte urbano do país, os profissionais da Mercedes-Benz desenvolveram uma série de aprimoramentos para o sistema Rea Vaya, entre eles a adequação para circulação pela esquerda, conhecida como mão inglesa. Além disso, também foram empregadas melhorias nos sistemas de gerenciamento de frota e de ‘ajoelhamento’ dos ônibus.
Os ônibus Mercedes-Benz atualmente operam em sistemas BRT de todo o globo e as primeiras entregas dos veículos completos para o Rea Vaya deverão acontecer em breve. Inicialmente, eles irão operar principalmente em municípios próximos a Johanesburgo, que até recentemente não eram ligados à infraestrutura de transporte da cidade.
“Estamos muito orgulhosos de nossos ônibus estarem ajudando na implementação de sistemas modernos e acessíveis de mobilidade urbana na África do Sul”, afirma Hartmut Schick, presidente mundial da Daimler Buses. “O fato de o contrato ter sido conferido a nós demonstra a excelente reputação que os ônibus Mercedes-Benz têm em todo o mundo.
Cada vez mais, as cidades estão implantando novos conceitos de transporte público para fazer frente à crescente necessidade de mobilidade”. No Brasil a marca detém uma participação de mercado de 70% no segmento de BRT.