Em julho de 2013, a Diretoria de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz foi assumida por Walter Barbosa. Confira abaixo o bate-papo exclusivo que o BusClub fez com o executivo.
Como o senhor iniciou sua trajetória na Mercedes-Benz e, mais especificamente, no segmento de ônibus?
Iniciei minha carreira no segmento de veículos comerciais caminhões e ônibus há 15 anos. Atuei tanto nas áreas de Pós-Vendas quanto Vendas em todo território nacional. Foi, sem dúvida, uma grande oportunidade para meu desenvolvimento profissional e contribuiu muito para lidar com os mais diversos desafios em posições de liderança. Em agosto de 2012 tomei uma decisão de mudança na minha vida profissional e passei a fazer parte deste maravilhoso time chamado Mercedes-Benz. Mais um sonho realizado. Inicialmente fui responsável pela operação de chassis urbanos incluindo sistemas BRT e Mini-Micro. Em junho de 2013 assumi a Direção de Vendas e Marketing de Ônibus. Repleto de novos desafios, acredito que teremos muito trabalho pela frente, afinal manter a liderança é sem dúvida um árduo objetivo, mas é um combustível para motivação.
No que consiste o projeto Bus Club e qual o objetivo da Mercedes com este espaço?
O projeto BusClub é mais uma das maneiras que a Mercedes-Benz encontrou para se aproximar cada vez mais de quem tem a estrela no seu dia-a-dia. Com ele, pretendemos estabelecer relações próximas e de parceria com os principais frotistas do mercado brasileiro, além de busólogos, pequenos empresários do setor de transporte, motoristas e admiradores dos ônibus Mercedes-Benz de uma maneira geral. Para isso, criamos também este site, que busca levar ao público e a todos os interessados as notícias mais recentes e relevantes do universo de ônibus, e mais especificamente sobre os modelos da Mercedes-Benz neste mercado. É uma conversa entre amigos, para amigos, sobre uma das coisas sobre que mais gostamos de falar: ônibus.
De cada dez ônibus vendidos no Brasil, cinco são da Mercedes-Benz. Qual é a expectativa do senhor para a comercialização desses veículos no segundo semestre de 2013?
O mercado brasileiro de ônibus está estável e a Mercedes-Benz é líder de vendas. Neste contexto, continuamos trabalhando para manter nossa liderança e elevada participação de mercado. Para o segundo semestre acreditamos que algumas cidades manterão grandes volumes de aquisições no segmento urbano, até mesmo em função dos novos corredores de ônibus e obras para infraestrutura urbana e transporte público, exigidos pela FIFA para que o país possa sediar a Copa do Mundo de 2014. As condições atrativas de financiamento via Finame também são fatores motivadores para o mercado de transporte de passageiros e que terá duração até final de 2013. Esperamos também que haja um consenso entre as empresas de ônibus e os governos sobre a questão da tarifa técnica. Certamente esse assunto quando solucionado alavancará bastante nosso mercado brasileiro.
A Mercedes tem apostado bastante na diversificação das fontes de energia dos veículos que produz: híbrido e bicombustível diesel + GNV. Quais são as vantagens na aquisição de ônibus com essas tecnologias?
Queremos, cada vez mais, expandir o uso de biocombustíveis. Um exemplo mais recente da nossa incursão por esta área foi apresentado na Transpúblico 2013, quando mostramos os primeiros resultados dos testes em banco de provas do motor “Dual Fuel”, que pode ser abastecido com diesel e gás GNV, oferecendo flexibilidade e possibilidade de escolha para o transportador. Além disso, ainda sobre combustíveis alternativos, temos ônibus Mercedes-Benz movidos a diesel de cana que já operam normalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Nestes veículos, é possível utilizar normalmente misturas de até 30% de diesel de cana sem necessidade de alterações no veículo e no motor. É importante lembrar também que nos testes já realizados com mistura de 10%, houve redução de 9% nas emissões de material particulado, sem aumentar as emissões de NOx. Adicionalmente, foi possível detectar a redução substancial das demais emissões gasosas (HC e CO), devido às melhores características de combustão.
Quais serão os principais modelos e apostas da Mercedes-Benz a médio prazo para os frotistas e pequenos empresários?
Recentemente na Transpúblico lançamos os modelos OF 1721 e OF 1724, com suspensão totalmente pneumática, que oferece níveis ainda mais elevados de conforto para os passageiros e de dirigibilidade para o motorista. Além disso o frotista também ganha em agilidade e facilidade de manutenção da suspensão pneumática, que reduz os custos operacionais. Já em relação ao segmento de ônibus articulados, no qual somos líderes, lançamos no ano passado os modelos O 500 MDA e UDA, aumentando a oferta de veículos neste segmento. Além de oferecer o melhor custo operacional para os clientes, ele possui também a melhor relação custo-benefício. Os superarticulados de alta capacidade, também são uma ótima solução para os sistemas de transporte do Brasil, como BRT e corredores exclusivos, tanto que já temos 180 pedidos para este modelo.
A planta brasileira produz ônibus para exportação, quais são os principais mercados de exportação da marca?
Em 2012, exportamos 42% da produção de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. Atendemos mais de 50 países, mas podemos destacar como principais mercados a Argentina, Chile, Indonésia e Egito.
Para finalizar o Sr. quer deixar alguma mensagem para os nossos leitores?
Claro! Este canal foi criado para vocês, seja você motorista ou empresário. Você que usa, compra ou simplesmente admira os ônibus Mercedes-Benz. Através deste canal queremos estreitar ainda mais nosso relacionamento. Através dele queremos escutá-lo e também lhe passar informações em primeira mão.