Com 18 metros de comprimento, o veículo também é o maior do mundo entre os elétricos; seus testes serão no Corredor ABD, na Grande São Paulo
A Eletra –empresa brasileira especializada em veículos de transporte urbano com tração elétrica—apresenta o E-Bus, primeiro ônibus elétrico brasileiro movido 100% a bateria.
Para seu desenvolvimento, a empresa contou com as parceiras Mitsubishi Heavy Industries —responsável pela tecnologia das baterias e das estações de recarga— e Mitsubishi Corporation —que responde pela coordenação entre as empresas.
Com chassi Mercedes-Benz O 500 UA, articulado para piso baixo e motor Weg, o ônibus tem capacidade para 150 pessoas e 18 metros de comprimento, sendo o maior do mundo entre os elétricos 100% a bateria.
O E-Bus será administrado pela concessionária Metra, que deverá usá-lo no Corredor ABD, na Grande São Paulo, que liga a cidade de Diadema ao bairro do Brooklin, na zona sul paulistana.
Considerando recargas rápidas, que poderão ser feitas nos terminais, a autonomia do E-Bus chega a 200 km.
Para Iêda Maria Oliveira, gerente comercial da Eletra, o lançamento concede ao país um papel de vanguarda no grupo de empresas detentoras desta tecnologia.
“A necessidade de reduzir a poluição passa pela não utilização de combustíveis fósseis. Neste sentido, os ônibus elétricos com emissão zero de poluentes terão papel fundamental para o transporte público”, afirma Iêda.
Saiba mais sobre o E-Bus:
- primeiro ônibus elétrico brasileiro movido 100% a bateria
- emissão zero de poluentes
- desenvolvimento: Eletra (chassi, carroceria e todo o sistema elétrico de tração), Mitsubishi Heavy Instrustries (tecnologia e estações de recarga) e Mitsubishi Corporation (coordena as empresas)
- chassi Mercedes-Benz O 500 UA, articulado para piso baixo
- carroceria Induscar/Caio
- motor WEG
- capacidade de 150 passageiros
- 18 metros de comprimento (maior elétrico 100% a bateria do mundo)
- ar condicionado
- Autonomia de 200 KM
- será administrado pela concessionária Metra
- circulará no Corredor ABC (Diadema – Brooklin)