Montado sobre um modelo O 500 UA de piso baixo, ele transporta até 150 passageiros.
A Mercedes-Benz do Brasil é líder no mercado de chassis para ônibus e também centro mundial da Daimler para desenvolvimento e produção de soluções para o transporte urbano de passageiros. Prova disso é a participação da marca na concepção do E-bus, primeiro ônibus articulado do mundo a ser movido de maneira totalmente elétrica.
Montado sobre um chassi O 500 UA de piso baixo, ele tem 18 metros de comprimento. “Nossa participação no E-Bus ressalta a versatilidade do chassi O 500 no transporte coletivo urbano, cuja qualidade, eficiência e rentabilidade já são amplamente reconhecidas em ônibus padron com carroçaria até 13,2 metros de comprimento, nos articulados de 18 metros e nos superarticulados de 23 metros para mais de 200 passageiros”, declara Ricardo Silva, diretor geral de Ônibus América Latina da Mercedes-Benz.
Em fase de testes, o ônibus já transporta passageiros pela Região Metropolitana de São Paulo e reafirma a presença dos modelos O 500 em projetos experimentais com veículos de combustíveis alternativos. O foco do projeto é apresentar um produto que mantenha a rentabilidade do transportador e reduza o consumo de combustíveis e a emissão de gases poluentes, melhorando a qualidade de vida da população.
O E-bus é fruto da parceria entre as empresas Eletra, Mitsubishi Heavy Industries e a Mitsubishi Corporation. O chassi da Mercedes-Benz recebeu carroçaria Induscar/Caio, motor elétrico WEG, é equipado com ar-condicionado e tem capacidade para 150 passageiros.