Combustível pode auxiliar o transporte e a qualidade do ar nas cidades que receberão grandes eventos esportivos.
Em 2014 e 2016 o Brasil será palco para as duas maiores competições esportivas do mundo. Durante os dois eventos, a procura por transporte público irá crescer e haverá mais veículos na rua. Preocupada em oferecer ao mercado veículos rentáveis, econômicos e que contribuam para a diminuição de emissões, a marca já testou, com sucesso, o B20, biodiesel que dispensa alterações no tanque ou na mecânica dos ônibus.
“Os motores desenvolvidos pela Mercedes-Benz abastecidos com o biodiesel mantêm a eficiência e o excelente desempenho, com menores emissões e reduzido consumo. O uso do B20, por exemplo, possibilita a redução de 35% na emissão de Material Particulado. Isso reforça a confiança da empresa no uso deste combustível alternativo, que se mostra como opção interessante, uma vez que não requer alteração na estrutura da frota atual”, afirma Gilberto Leal, gerente de Desenvolvimento de Motores da Mercedes-Benz do Brasil.
Segundo Leal, o B20, resultado da mistura de 20% de biodiesel e 80% de diesel de Petróleo, pode ser utilizado com vantagens nas cidades que abrigarão grandes eventos, como a Copa do Mundo deste ano e as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. “Seria uma espécie de ‘Copa Verde’, com redução de emissões, melhoria da qualidade do ar e estímulo ao desenvolvimento do PNPB (Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel)”, declarou.
Pioneira no desenvolvimento desse tipo de combustível, a Mercedes-Benz já utilizou o B20 em mais de 2.200.000 km de testes com ônibus urbanos. Os ganhos ambientais proporcionados pela utilização do biodiesel são potencializados pelos motores com a exclusiva tecnologia BlueTec 5, que reduzem em 80% as emissões de Material Particulado e em 60% as emissões de Óxidos de Nitrogênio (NOx), em relação à legislação anterior.