O período de férias escolares se aproxima e com ele vem também o aumento das viagens pelas estradas do Brasil. Com o assunto em pauta, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) reforça a campanha “Quem contrata transporte pirata pode ficar no meio do caminho. Não embarque nessa” alertando para o perigo de se usar o transporte clandestino.
Com constantes registros de ocorrências e acidentes envolvendo esse tipo de prática, “infelizmente o vídeo demonstra a atualidade da mensagem, quando alerta que esse tipo de transporte coloca a vida em risco”, reforça José Altair Benites, superintendente de Fiscalização da ANTT.
Veículos velhos, pneus carecas, comprometimento mecânico e motorista despreparado são problemas comuns a esse tipo de transporte. Além disso, o barato pode sair caro, isso porque muitas vezes, para fugir de fiscalizações, os condutores optam por caminhos muito mais longos em estradas com más condições de manutenção.
É importante destacar que, apesar das constantes ações de fiscalização realizadas pela ANTT para coibir esse tipo de transporte, e erradicar de vez essa prática ilegal é fundamental que a sociedade, consciente dos perigos a que está sujeita, não utilize essa forma de transporte.
Confira o vídeo da campanha:
[video width="1280" height="720" mp4="http://busclub.com.br/wp-content/uploads/2014/06/Campanha-de-combate-ao-transporte-clandestino-2013.mp4"][/video]