Programa que financia compra de ônibus a juros mais baixos foi prorrogado até o final de 2015

fonte:Mercedes-Benz

Foi prorrogado até o final de 2015 o Programa de Sustentação do Investimento, também conhecido como PSI. Inicialmente o programa estava previsto para terminar neste ano.  O anúncio foi feito por Guido Mantega, ministro da Fazenda, após reunião na qual estiveram a presidente Dilma Rousseff e empresários de várias áreas.

Para Mantega, as medidas anunciadas hoje servem para reforçar a política industrial brasileira. Segundo ele, os empresários fizeram sugestões de medidas complementares àquelas já em andamento e hoje o governo deu um retorno aos executivos. "Na área de crédito, já temos um programa que barateia os investimentos via bancos públicos e BNDES. O PSI é melhor programa de investimentos que já tivemos no Brasil", disse Mantega, que lembrou que o programa financia, em condições mais vantajosas e com juros mais baixos, a compra de caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e bens de capital, além exportações e inovação tecnológica.

As definições em relação ao PSI eram esperadas pelos fabricantes de veículos pesados, que agora estimam que o empresariado, voltando a contar com melhores condições de financiamento por mais tempo, retomem as renovações de frotas.

O programa, que foi criado em 2009 pelo Governo Federal, serviu para frear os impactos na indústria da recessão mundial que começou em 2008 com a crise de créditos imobiliários nos Estados Unidos, o que acabou afetando também a Europa.

No entendimento do Governo, vale a pena subsidiar os juros pelo fato de os setores beneficiados realizarem investimentos para o desenvolvimento e serem geradores de emprego e renda.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Veja também no BusClub