Boas notícias pra quem mora na cidade de São Paulo e usa o transporte público, especialmente o Ônibus: de acordo com uma pesquisa feita pelo Datafolha no mês de junho, a avaliação positiva dos usuários saiu dos 16% do ano passado e atingiu os 34%. Outros 34% avaliaram o meio de transporte como regular e 29% avaliou negativamente.
A pesquisa investigou a percepção do paulistano em relação à cidade como um todo. Os hábitos e rotina dos moradores da maior cidade da América Latina foram desvendados e através deles foi concluído que 79% da população usa o ônibus diariamente para se deslocar.
Apesar de algumas diferenças nos números, se comparados com outras pesquisas, um dado é unânime em todos os levantamentos: o ônibus é ainda o principal meio de deslocamento na cidade. E esse cenário deve continuar, mesmo com a expansão do metrô.
Isso acontece devido a alguns fatores, dentre eles: os ônibus chegam a determinados pontos da cidade em que o metrô não teria condições técnicas pra ser implantado, ou cujas obras demorariam a atingir devido à distância, ou ainda, porque a região possui um grande adensamento imobiliário, o que exigiria um alto número de desapropriações.
Muitas vezes, o passageiro do ônibus acaba sendo o mesmo passageiro do metrô, já que os modais são usados para se complementar. Quando isso ocorre de maneira inteligente, todo o sistema lucra. Caso contrário, teremos apenas linhas “despejando” passageiros em estações sobrecarregadas.
Pra isso, é essencial que a cidade se planeje e estude os perfis de demanda, a origem e o destino de fato, e não apenas se uma linha de ônibus termina ou não no metrô. Vale também analisar todos os aspectos de cada região, sejam eles econômico, de condições de tráfego e até os culturais.
Além de todos os pontos citados, é necessário que o poder público reforce os incentivos e investimentos nessa que é uma área ainda tão carente de qualidade na cidade. Hoje, infelizmente, o foco maior desses investimentos ainda são os carros de passeio que representam apenas 17% na escolha do meio de transporte.
Com a adoção de medidas como as citadas, a qualidade de vida aumenta, a poluição no ar diminui e a cidade ganha com muito mais fluidez e menos trânsito.