Em São Paulo, o Bilhete Único, cartão que integra os meios de transporte público, agora pode ser carregado pelo celular com cartão de débito. A inovação passou por um período de teste e entrou no ar na semana passada. Anteriormente, o usuário deveria gerar um boleto bancário para que o valor fosse cobrado. Através do aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store, é possível também consultar o saldo do cartão e fazer a recarga do Vale transporte diretamente no celular. A recarga é rápida e segura, além de oferecer mais conforto e comodidade, já que a transação dura minutos e o valor dos créditos cai assim que a operação for concluída. É o fim da necessidade de esperar em filas principalmente em horários de pico.
“O aplicativo para recarregar o Bilhete Único, os novos validadores com câmera para combater fraude e as outras tecnologias que estão sendo testadas são esforços da SPTrans para facilitar a vida do usuário do transporte coletivo. São produtos que estão à disposição da população”, afirmou Jilmar Tatto, secretário municipal de Transportes. Cerca de 60 smartphones com o sistema operacional Android já são compatíveis com o download da ferramenta.
Segundo a SPTrans, todos os cartões que possuem a bandeira Visa estão habilitados para realizar a recarga. Para os que possuem a bandeira MasterCard, os cartões dos bancos Santander, BR e Bancoob já oferecem a funcionalidade. Por enquanto, apenas os Bilhetes Comuns e VT´s podem ser recarregados com esse aplicativo. O novo sistema faz com que o celular seja um posto de recarga portátil, que se junta a uma rede de 10 mil postos disponíveis aos usuários, com a vantagem que ele pode ser levado para qualquer lugar. Inicialmente, até 2,5 milhões de pessoas que utilizam o Vale-Transporte na cidade podem se beneficiar com o lançamento do aplicativo. A medida deve reduzir a circulação de dinheiro dentro dos coletivos.
A instalação dos novos validadores, processo em curso até o início do ano que vem e que prepara o sistema para a recarga do Bilhete Único dentro dos ônibus, é mais um ponto importante do projeto de modernização do transporte coletivo por ônibus realizado pela atual administração. Conforme falamos aqui no Bus Club, desde junho, os pontos de ônibus da cidade vêm recebendo adesivos com QR Code, que permitem aos usuários o acesso a informações atualizadas sobre a operação no local. O site Olho Vivo também permite verificar onde estão os veículos de cada linha da cidade, em tempo real, por meio de GPS.
Estão em fase de homologação, também, outros equipamentos embarcados, como contadores de passageiros, GPS, comunicação com o motorista, comunicação 3G/4G, letreiro externo, sistema de áudio, telemetria dos veículos, câmeras de monitoramento e segurança e conexão Wi-Fi. Tudo para modernizar o transporte público da cidade.
Fonte: SPTrans