A linha de ônibus Mercedes-Benz, a mais completa do País, é conhecida por oferecer sempre uma solução diferenciada para operações regulares em longas distâncias rodoviárias, bem como para serviços diferenciados do turismo de luxo. E é nessa linha que anunciamos grandes novidades nos já conhecido chassis O 500. A partir de agora os chassis O 500 RSD 6x2 e RSDD 8x2, com 2º eixo direcional de fábrica, ganham motor mais potente de 408 cv, o que representa maior vantagem para operações regulares de longas distâncias e para serviços diferenciados no turismo de luxo.
E isso não é tudo, entre os destaques da linha O 500 estão o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift GO 240 de 8 marchas com retarder integrado, sistema ESP de controle da estabilidade, freio eletrônico EBS, sistema anti-travamento ABS, controle de tração ASR, sistema de elevação, rebaixamento da suspensão da carroçaria (KNR) e freios a disco.
"A introdução de diversos equipamentos e sistemas amplia notavelmente o leque de possibilidades para que os clientes configurem os seus ônibus de acordo com suas demandas, tipo de operação e condições de topografia onde irão atuar", afirma Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus. "Dessa forma, poderão desfrutar de muito mais benefícios em termos de segurança ativa e passiva, com vantagens também no que se refere a desempenho, menor consumo de combustível e elevado conforto para o motorista e os passageiros".
Conheça algumas das particularidades dessas duas estrelas:
O 500 RSDD 2741 8x2
O chassi O 500 RSDD 2741 8x2 foi dimensionado para um peso bruto total – PBT de 27 toneladas, tem motor OM 457 LA de 6 cilindros em linha e 12 litros de cilindrada que oferece potência de 408 cv a 2.000 rpm e elevado torque de 1.900 Nm a 1.100 rpm. Essa configuração assegura a robustez e a durabilidade necessárias para quem atua nas mais severas condições de operação.
O 500 RSD 2441 6x2
Desenvolvido para aplicações rodoviárias de médias e longas distâncias e para operações de turismo, o chassi O 500 RSD 2441 6x2 aumenta as opções de escolha para os clientes, que continuam contando com a versão O 500 RSD 2436 6x2 com motor de 354 cv. O novo chassi O 500 RSD 2441 6x2 sai de fábrica na versão buggy (com entreeixos de 3.000 mm), possibilitando várias dimensões de entreeixos para carroçarias de até 14 metros de comprimento total, além de permitir a instalação de carrocerias Double Decker e Low Drive.
A Mercedes-Benz possui a mais completa linha de chassis, com mais de 20 opções ao mercado, sendo seis modelos desenvolvidos para o segmento de transporte rodoviário de passageiros. Além das duas novidades, a empresa oferece os chassis O 500 M 4x2 e O 500 R 4x2, indicados para operações de curta distancia, enquanto os veículos O 500 RS 4x2 e O 500 RSD 6x2 2436 operam com excelência em linhas de médias e longas distancias.