Uma vida sobre muitas rodas: já pensou em combinar ônibus e bike no dia a dia? Já é possível em alguns terminais de São Paulo

fonte:Mercedes-Benz

Novas ideias começam a tomar conta do transporte em São Paulo. Faixas exclusivas para os ônibus, ciclovias, ciclofaixas. No dia 23 de outubro, ganhou mais força uma novidade que integra esses dois mundos. O Bike Sampa, um projeto de compartilhamento de bicicletas, passou a valer em cinco novos terminais de ônibus onde há conexão com linhas de metrô e trem (Amaral Gurgel, Princesa Isabel, Pedro II, Bandeira e Pinheiros).

Para começar a usar, basta ter cartão de crédito e fazer um cadastro no site http://ow.ly/DSe8U. Depois, é só retirar uma bicicleta ao desembarcar no terminal. A liberação pode ser feita por meio de um app para celular ou de uma ligação para o número 4003-6055. É possível também utilizar o Bilhete Único. Ao cadastrá-lo no mesmo site, um leitor ótico reconhece o cartão e realiza a liberação da bicicleta.

A grande vantagem é que você não precisa pedalar em todo o trajeto, e pode usar a bike apenas no trecho mais conveniente, devolvendo-a em qualquer estação da rede (consulte o mapa no site). O serviço é grátis, desde que as viagens levem menos de uma hora. Ao final do período, a bike deve ser devolvida por 15 minutos. Passado esse tempo, o empréstimo é liberado novamente. Pode-se também utilizar a bicicleta por mais tempo, pagando R$ 5 por hora excedente.

Os terminais foram escolhidos segundo fatores como a facilidade de conexão entre modais e a segurança para o ciclista. Estudos de verificação do tráfego de pessoas também foram levados em conta, de modo que, por enquanto, o Centro e a Zona Leste são as áreas mais contempladas.

ALÉM DE SÃO PAULO

Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro contam com serviços idênticos, e até fevereiro de 2015 planeja-se alcançar 300 estações (hoje, são 168). Já existem 350 mil usuários cadastrados.

Fonte: http://ow.ly/DSeGD e NTU http://ow.ly/DSeNd

Veja também no BusClub