Uma nova campanha, lançada pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), detalha o funcionamento do transporte público no dia a dia, focando nas atribuições de quem fornece o serviço (as empresas de ônibus) e de quem o contrata (o poder público).
A série, com cinco vídeos, mostra ainda os custos envolvidos na operação, chamando a atenção para as tarifas ao passageiro e a necessidade de investimentos. "Como Funciona o Transporte Público?" foi exibida pela primeira vez durante os eventos 16º Etransport e 10ª FetransRio, realizados entre 5 e 7 de novembro.
“Com a iniciativa, queremos esclarecer o papel do empresário de ônibus, que segue as determinações do contrato de serviço, efetivado por meio de concorrência pública", explica Otávio Cunha, presidente executivo da NTU. O presidente esclarece também que os contratos são definidos por secretarias de transporte e trânsito das cidades (governo municipal), e não pelo empresário.
A campanha conta ainda com peças publicitárias com infográficos e textos que serão veiculados principalmente em redes sociais, incluindo Facebook, Twitter e YouTube. Dois mil cartazes serão afixados nos ônibus do Rio de Janeiro, sede do lançamento da campanha.
Para saber mais, acesse: www.transportepublico.org.br Os vídeos podem ser conferidos também no canal NTU Brasil, no YouTube (https://www.youtube.com/user/
Fonte: NTU http://www.ntu.org.br/novo/