A nova versão do chassi de ônibus OF 1724, com câmbio automatizado, lançada durante a 10a FetransRio, no início de novembro, representa novas possibilidades para as empresas que atuam no transporte urbano intermunicipal, rodoviário e na área de fretamento. O lançamento garante ainda mais conforto para o motorista e economia notável no consumo de combustível.
A novidade foi apresentada num dos maiores estandes do evento, de 1.560 metros quadrados, realizado no Riocentro, ao lado de outros seis modelos de chassis (o OF 1721 L, com motor dianteiro, e OH 1621 L, com motor traseiro, ambos com suspensão pneumática; o microônibus LO 916; o superarticulado O 500 MDA de piso alto na versão BRT; e os chassis rodoviários O 500 RSD 6x2 e O 500 RSDD 8x2, veículos para longas distâncias que podem receber carroçarias Double Decker e Low Driver. Quem visitou ficou impressionado com tanta tecnologia junta e com a versatilidade da empresa alemã.
"A linha de ônibus da nossa marca é a maior e mais abrangente do Brasil, conta com modelos para todas as aplicações urbanas e rodoviárias", diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Com a introdução das versões de veículos com caixa automatizada e suspensão pneumática, reafirmamos o compromisso de oferecer soluções que atendam sempre às demandas dos clientes e do mercado”.
É o caso da caixa automatizada “SmartShift” – desenvolvida especificamente para uso em ônibus. É baseada numa caixa mecânica convencional, com o sistema eletrônico inteligente responsável por escolher melhor marcha para cada situação. Com a troca automática, não tendo o pedal de embreagem, o que traz conforto e mais segurança ao dirigir. Há menor risco de eventuais erros de operação e menos tempo e recursos investidos em treinamento. Outra vantagem é o consumo de combustível mais baixo. A economia é ainda mais significativa considerando-se toda a frota de cada cliente.
Outro casamento perfeito é o das marchas com o motor OM 926 LA. O veículo ficou mais disponível -- o acionamento suave e fácil resulta num incremento no nível de satisfação do motorista -- e a caixa de mudanças e todo o trem-de-força ganharam mais durabilidade.
Sempre a Melhor Escolha
Com o “SmartShift”, o motorista pode escolher a troca das marchas entre modo manual ou automático, tendo no painel de instrumentos a indicação da marcha utilizada. O modo automático garante que a marcha correta será engrenada e sempre realiza a troca, se necessário. No modo manual, a unidade previne o condutor sobre a eventual escolha da marcha incorreta.
O chassi OF 1724 segue oferecendo ao cliente a opção do câmbio manual G-85 de 6 marchas. O chassi vem equipado com motor Mercedes-Benz OM 926 LA de 6 cilindros e 7,2 litros. Oferece potência de 238cv a 2.200 rpm, com torque de 850 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm. Este motor se caracteriza pelo elevado torque já em baixas rotações e por respostas rápidas, tanto nas arrancadas, como nas retomadas de aceleração.
Além da tradicional configuração com suspensão metálica, os chassis OF 1721 e OF 1724 são oferecidos também com suspensão pneumática – assim como o modelo OH 1621 L – elevando notavelmente o conforto a bordo, o que aumenta a satisfação dos passageiros e do motorista. Sim, andar de ônibus acaba de ficar melhor.
Fonte: Mercedes-Benz