Algumas localidades brasileiras estão aumentando a consciência dos motoristas de ônibus em relação aos ciclistas, pois, cada vez mais, os dois modos de locomoção dividem o espaço público. Além disso, acidentes são frequentes. Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná já começaram o trabalho de prevenção.
Em Salvador, uma parceria entre a prefeitura e o “Movimento Salvador Vai de Bike” criou o Programa “Vou de Boa, Respeito o Ciclista” com uma série de atividades de conscientização e treinamento, de acordo com notícia publicada no blog "Ônibus Brasil".
Por meio do uso de simuladores computadorizados, os condutores de ônibus vivenciam como é pedalar em vias movimentadas e repentinamente ser pressionado por um veículo de grande porte. Já foram capacitados 923 motoristas em 25 garagens das empresas Ondina/Central, União, Rio Vermelho, Verdemare BTU.
As empresas de ônibus Viação Nobel e Leblon Transporte de Passageiros, que operam nas cidades de Fazenda Rio Grande e Curitiba, no Paraná, lançaram um material disponível para consulta que mostra onde ficam os pontos-cegos dos ônibus em relação a ciclistas e pedestres, com o objetivo de melhorar a visualização.
Já a empresa de ônibus Sudeste Transportes Coletivos, do Consórcio Unibus, de Porto Alegre, posicionou os motoristas em bicicletas fixas, na garagem, e os colocou em diversas situações de perigo vividas pelos ciclistas, como ter um veículo que pesa toneladas passando em alta velocidade bem ao lado (o que faz com que o ciclista perca o equilíbrio) ou freadas bruscas e buzinaços.
Fonte: Blog Ônibus Brasil