Frota hi-tech: ônibus com Wi-Fi já estão rodando em São Paulo. E mais novidades devem surgir em 2015
Atualmente, existem 20 ônibus superarticulados circulando em São Paulo, nas zonas Sul e Oeste. Eles têm 23 metros de comprimento e contam com ar-condicionado e conexão Wi-Fi (apenas 4 deles). O Wi-Fi é grátis e não exige cadastro nem senha. Basta checar se o símbolo está indicado no ônibus e então conectar-se.
Ainda neste ano, serão instaladas catracas com câmeras de reconhecimento facial, que coíbem fraudes relacionadas às gratuidades do Bilhete Único, benefício concedido a idosos e portadores de deficiência, e à meia-tarifa, destinada a estudantes.
As câmeras de reconhecimento facial tirarão quatro fotos de cada passageiro sempre que um Bilhete Único Especial for utilizado. As imagens serão enviadas então a um servidor. Se houver diferença em relação à foto cadastrada no banco de dados da SPTrans, o cartão poderá ser bloqueado. Com a mudança, o cobrador não precisará mais validar os cartões especiais, aumentando a agilidade do embarque.
Cada novo ônibus custou R$ 810 mil e faz parte de um pacote de 600 coletivos adquiridos para renovar a frota. A prefeitura de São Paulo estuda a possibilidade de todos os novos veículos que serão comprados em 2015 terem ar- condicionado.
Fonte: Tecnoblog