A Prefeitura de São Paulo publicou uma portaria no Diário Oficial no final de janeiro que determina que todos os ônibus da cidade devem contar com sistema de ar-condicionado, uma excelente notícia para os passageiros, cobradores e motoristas.
Ainda não há prazo para que os equipamentos sejam implantados nos ônibus, pois caberá à SPTrans defini-lo, bem como os critérios da mudança. De acordo com uma reportagem da “Folha de S.Paulo” sobre o tema, a exigência de ar-condicionado poderá ser incluída na nova licitação do transporte municipal que será feita ainda neste ano.
A frota municipal de São Paulo tem atualmente 15 mil veículos em mais de 1.300 linhas. Apenas 60 deles têm ar-condicionado, evolução que aconteceu no ano passado, junto com a liberação de rede Wi-Fi grátis.
Eles atendem às linhas 809P (Terminal Campo Limpo-Pinheiros) e 857P (Terminal Campo Limpo-Paraíso) e em ramais que operam em bairros como Sacomã e Vila Prudente.
O jornal lembra que ônibus com ar-condicionado já foram implementados nas gestões Marta Suplicy (PT) e Gilberto Kassab (PSD), sem sucesso. Mas, ao contrário dos veículos testados anteriormente, os novos ônibus entregues no ano passado saíram de fábrica com o equipamento e tem janelas fechadas, o que aumenta a eficiência do sistema. Será que a moda agora pega?
Fonte: Folha de S.Paulo