Uma medida que estava em desuso há 20 anos volta a valer em Curitiba. Trata-se da Parada Livre. Agora, após às 22h, usuários podem pedir ao motorista para parar em qualquer lugar do itinerário da linha, exceto quando há desembarque em tubos. O objetivo é aumentar a segurança do passageiro, que pode descer onde for mais conveniente, cortando caminho ou evitando locais perigosos à noite.
Ao longo dos próximos 12 meses, a prefeitura da cidade instalará uma iluminação especial, com tecnologia LED, em cinco mil pontos de ônibus, especialmente em áreas problemáticas.
Além disso, a Guarda Municipal passará a fazer abordagens nos ônibus, estações-tubo e terminais. As novas ações têm o intuito de coibir assaltos, a principal queixa de motoristas e cobradores. Porém, com os novos valores das passagens, a circulação de notas e moedas tende a diminuir, já que é mais barato usar o cartão de transporte. Inclusive, é possível recuperar os créditos em caso de roubo ou extravio.
A campanha Busão Sem Abuso será retomada. A ação pretende evitar o assédio às mulheres por meio da educação e coibir esse tipo de violência ao informar sobre canais de denúncia.
Fonte: NTU