Mercedes-Benz irá reduzir em 12% o consumo de energia elétrica até o final de 2015

fonte:Mercedes-Benz

Desde 2012, a fábrica de caminhões, ônibus e agregados da Mercedes-Benz do Brasil, localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, tem como meta reduzir o consumo de energia. Até o final deste ano, o percentual de redução deve alcançar 12%. Somente em 2015, espera-se economizar 4% a mais do que em 2014.

Os bons resultados se devem à instalação de acionamento automático nas áreas produtivas, administrativas e de infraestrutura da empresa. Além disso, a companhia lançou recentemente uma campanha interna que prevê adesivar, até junho, mais de 2.000 máquinas dos setores que revelam as maiores perdas de energia. O objetivo é conscientizar os colaboradores e informá-los corretamente sobre os horários de desligamento de cada equipamento.

Um projeto-piloto foi realizado durante um ano inteiro e o resultado foi a redução de 30% no consumo de energia em horários não-produtivos. Para Marcos Alves, diretor de Logística e Infraestrutura da Mercedes-Benz, os colaboradores estão empenhados em contribuir. “Porém, muitas vezes, com a correria do dia a dia, avisos permanentes são fundamentais para atingir o resultado almejado”, lembra.

Além disso, os setores de Vendas e Compras do prédio administrativo terão todo o sistema de iluminação aprimorado em dois meses. Todas as lâmpadas contarão com a tecnologia LED, que, aliada à cor clara nos espaços de circulação e trabalho, ajudará a reduzir em 50% o consumo de energia apenas neste ambiente.

O monitoramento constante é outra ferramenta que ajuda a bater metas. Multiplicadores com perfil de liderança, gestores e comitês internos estão unidos para garantir que as boas práticas e recomendações sejam aplicadas no dia a dia da companhia. “Percebemos há alguns anos uma forte mobilização entre as pessoas para economizar energia”, afirma Alves. Existe ainda um monitoramento online do consumo, o que ajuda a avaliar com frequência onde é possível economizar ainda mais a partir de novas iniciativas.

Veja também no BusClub