As faixas destinadas somente aos ônibus já somam 476 quilômetros na capital paulista, mas nem todos os motoristas de veículos de passeio estão acostumados à nova realidade. De acordo com a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, entre janeiro e março de 2015, a invasão das faixas de ônibus foi a segunda infração mais anotada pelos agentes, somando 416 mil multas.
O jornalista da rádio CBN, Adamo Bazani, especialista em transportes, discute em seu blog, o “Ponto de Ônibus”, a cultura dos motoristas de carros e motociclistas, que, segundo ele, ainda não está totalmente aberta à mudança.
“Que ainda há erros de engenharia que se tornam armadilhas para os motoristas não há o que discutir. Mas respeitar uma faixa de ônibus, que todo mundo agora sabe o que é, é, acima de tudo, demonstrar uma consciência em prol do coletivo”, escreve.
Bazani lembra ainda que um ônibus de 13,2 metros pode transportar 80 passageiros. Para atender a essa mesma demanda de carro, seriam necessários 40 automóveis, que ocupariam 164 metros (levando em consideração que cada carro em são Paulo leva, em média, apenas dois passageiros).
MULTAS
A infração mais cometida em São Paulo entre janeiro e março deste ano foi o excesso de velocidade, num total de 844 mil multas. Em terceiro lugar, vem o desrespeito ao rodízio municipal de veículos (392 mil autuações) e, em quarto, a desobediência às regras de estacionamento (280 mil notificações). As multas aumentaram em 7,6% em comparação ao mesmo período de 2014, somando 2,7 milhões de infrações, ou 21 multas por minuto.
Fonte: Blog Ponto de Ônibus