Sete veículos, três mil fotos e livros, além de móveis, objetos e documentos fazem parte do rico acervo do Museu dos Transportes Gaetano Ferolla, localizado no Canindé, em São Paulo.
Ao visitá-lo, é possível conhecer a evolução do transporte urbano e encontrar algumas raridades, como o primeiro bonde a circular no Brasil, na ativa em 1859. Também está lá o primeiro trólebus de fabricação nacional, produzido em 1960.
O passeio evoca a aura romântica da São Paulo do século XIX. No jardim que fica na entrada do museu, há bancos e luminárias inspirados no período, além de um bonde de areia. Já os anos 80 são contemplados pelos ônibus double decker, inspirados nos famosos coletivos vermelhos de dois andares que circulam em Londres. Eles rodaram por aqui décadas atrás.
O museu existe há 30 anos e foi criado por Gaetano Ferolla, ex-funcionário da Companhia Municipal de Transportes Coletivos. Desde a fundação, em 1985, a coleção vem se tornando maior, graças a doações de fanáticos pelo mundo dos transportes urbanos e entidades do setor.
SERVIÇO
De terça a domingo, das 9h às 17h
Avenida Cruzeiro do Sul, 780, Canindé, São Paulo
11 3315-8884 (visitas monitoradas)
Grátis