As viagens exigem alguns preparativos por parte do condutor. É esse cuidado que irá garantir que tudo saia conforme o previsto, evitando incidentes na estrada. Elaboramos um passo a passo para ajudá-lo nesse momento. Saiba o que você deve conferir na parte externa e interna do veículo:
Exame visual na parte externa. O que verificar?
1) Drene a água acumulada no pré-filtro de combustível.
2) Certifique-se de que a placa de licença, os faróis, as lanternas e os refletores estejam limpos e não apresentem danos. Comprove o funcionamento dos faróis e das lanternas de luz de freio, das luzes de posição e de delimitação, das luzes indicadoras de direção e da luz de marcha a ré.
3) Verifique o aperto das porcas de fixação das rodas, a inflação e as condições gerais dos pneus.
4) Verifique os agregados e sistemas do veículo quanto a eventuais vazamentos (água, óleo, fluidos e combustível). Qualquer vazamento deve ser imediatamente reparado.
5) Certifique-se de que as tampas de manutenção e de bagageiros dispostas na carroçaria estejam fechadas e que não estejam danificadas.
6) Verifique se o para-brisa e os espelhos retrovisores estão limpos, para assegurar boa visibilidade.
7) Comprove o funcionamento do limpador do para-brisa e o abastecimento do reservatório do lavador do para-brisa.
Verificações na parte interna:
1) Avalie o volume de combustível contido no reservatório, em porcentagem de abastecimento. Isso pode ser consultado também no computador de bordo do veículo. Utilize somente diesel recomendado e de qualidade comprovada.
2) Observe, no instrumento do painel ou no computador de bordo, a indicação do nível de ARLA32 e, se necessário, providencie o abastecimento. Quando o reservatório de ARLA32 está vazio, o motor funciona com limitação de potência. Além disso, os índices de emissões gasosas e de materiais particulados são elevados consideravelmente. Assim, o veículo deixa de atender às exigências legais de proteção ao meio ambiente e sujeita o infrator a multas e a outras sanções previstas na legislação.