Trate bem do seu veículo! Hora de saber mais sobre cuidados com as baterias

fonte:Mercedes-Benz

As baterias são parte fundamental do seu veículo. É preciso sempre estar de olho nelas! Algumas são livres de manutenção, outras não. É importante saber também que a vida útil é maior quando as baterias estão suficientemente carregadas. Verifique a carga com mais frequência se o veículo for usado principalmente em percursos curtos ou se for deixado fora de uso por longos períodos. Realize carga lenta regularmente após a inatividade extensa.

Eis outras dicas que podem ser úteis: para desconectar e conectar as baterias, tome sempre o cuidado de não colocar objetos metálicos ou ferramentas sobre elas. Desconecte primeiro o cabo negativo e, em seguida, o cabo positivo. Na hora de reconectar, escolha o cabo positivo primeiro. Lembre-se: há risco de curto-circuito caso o terminal positivo de uma bateria conectada entre em contato com os componentes do veículo. Não solte os cabos quando o motor estiver funcionando.

Os veículos que contam o sistema BlueTec5® para pós-tratamento de gases do escapamento exigem que se aguarde pelo menos cinco minutos após desligar o motor para desconectar os cabos. Este é o tempo necessário para que o sistema realize a limpeza da tubulação de ARLA32, evitando a cristalização da ureia, o que poderia causar entupimentos na tubulação e danos nos componentes do sistema de injeção.

Vale lembrar, ainda, que as baterias contêm poluentes. Por isso, não podem ser descartadas em lixo comum. No Brasil, o modo ambientalmente responsável de descartá-las é devolvê-las ao ponto de venda ou ao fabricante, que tem a responsabilidade de adotar procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou descarte ambientalmente correto. Desse modo, a solução ácida e o chumbo das baterias não contaminam o solo, o subsolo e as águas, o que traria riscos à saúde.

Fontes: Mercedes-Benz

Veja também no BusClub