Rodízio de pneus: veja por que fazê-lo e quando

fonte:Mercedes-Benz

O desgaste da banda de rodagem deve ser uniforme. Para garantir que isso aconteça, o motorista deve fazer o rodízio de pneus a cada 10 mil quilômetros rodados. Além disso, deve sempre prestar atenção a outros fatores que contribuem para o desgaste, reavaliando, se necessário, esse intervalo. A ajuda de um representante do fabricante dos pneus utilizados pode ser bem-vinda.

Outra medida importante é a verificação do aperto de porcas e parafusos que fixam alguns componentes do chassi. Assim, as peças permanecem assentadas, garantindo que o veículo trafegue com segurança. Quando essa manutenção não é realizada, pode ocorrer o desprendimento de algum componente, aumentando as chances de acidentes com lesões graves ou fatais.

Os intervalos de reaperto estão indicados no plano de manutenção, mas você pode conferi-los abaixo:

Porcas de fixação dos grampos U dos feixes de molas:

Primeira verificação e reaperto: 1.000 km

Segunda verificação e reaperto: 5.000 km

Verificações e reapertos seguintes: conforme o plano de manutenção

Porcas de fixação das rodas:

Primeira verificação e reaperto: 50 km

Segunda verificação e reaperto: 1.000 km

Verificações e reapertos seguintes: conforme plano de manutenção

Anote aí: no caso de reparações, os intervalos indicados para verificação do aperto (e eventual reaperto) das porcas e parafusos se referem à distância percorrida pelo veículo após a montagem do respectivo componente.

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