Primeiro BRT da região Norte conta com ônibus Mercedes-Benz

fonte:Mercedes-Benz

15 unidades do chassi articulado O 500 MA já circulam no primeiro sistema BRT (Bus Rapid Transit) da Região Norte do Brasil, em Belém, no Estado do Pará. O trecho, recém-inaugurado, tem 19 quilômetros e liga o Terminal Mangueirão à estação Antonio Baena. A expectativa é reduzir o tempo de viagem em até 70%.

“A presença da marca no BRT mais novo do país é fruto de uma parceria com as operadoras de transporte e os gestores de mobilidade urbana da cidade”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nossa equipe de assessoria em sistemas de transporte apresentou vários estudos aos planejadores locais, permitindo a eles encontrar a melhor solução para as demandas do município”.

O chassi escolhido, equipado com carroçaria para transportar até 140 passageiros, conta também com ar condicionado, piso alto, adequado às estações elevadas, o que simplifica o embarque e o desembarque.

A companhia disponibilizou às operadoras o O 500 MA durante um mês, para que elas pudessem comprovar, na prática, os atributos do veículo, como força, alto desempenho, robustez e resistência. “Os técnicos de demonstração treinaram os motoristas locais para que eles conseguissem aproveitar ao máximo os benefícios trazidos pelo novo modelo”, conta o executivo.

Outro treinamento foi realizado pela área de Peças e Serviços ao Cliente, com foco em dirigibilidade, segurança e economia, aspectos fundamentais para os profissionais que passaram a operar um ônibus articulado de 28 toneladas e 18 metros de comprimento.

Pelo Brasil

Os ônibus Mercedes-Benz circulam hoje, de forma intensa, nos principais sistemas de transporte coletivo urbano de grandes regiões metropolitanas do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba. A participação é de 70% em BRTs, corredores e faixas exclusivas.

Apesar da atual retração do mercado, no acumulado de janeiro a julho, a empresa manteve a liderança no segmento acima de 8 toneladas, com cerca de 60% de market share.

Fonte: Mercedes-Benz

 

Veja também no BusClub