Mercedes-Benz Bus Club

Conteúdo para quem é apaixonado por ônibus

Código de Trânsito Brasileiro pode ganhar novidades: a OAB-Barra e a Comissão de Segurança de Ciclismo do Rio estão trabalhando nisso.

fonte:Mercedes-Benz

O uso da bicicleta como meio de transporte tem aumentado muito nos últimos anos, isso é um fato. Mesmo assim, a mudança que vemos nas ruas não se reflete no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que tem poucas linhas dedicadas ao tema: há apenas uma minuta, parte do Projeto de Lei 8.085 e o texto não diz muito.

Para mudar isso, a OAB-Barra e a Comissão de Segurança do Ciclismo do Rio de Janeiro se uniram para incluir um novo capítulo destinado às bicicletas no CTB, que está sendo discutido na Câmara Federal e deve trazer maior proteção aos ciclistas.

O deputado Sergio Brito (PSD-BA), relator do projeto, se disse receptivo à ideia e deu até 10 de maio para receber as sugestões. 

Propostas

As principais mudanças são a criação de Áreas de Proteção ao Ciclismo de Competição, que hoje só existem no Rio; a regulamentação de veículos elétricos; e o aumento das sanções nos casos em que os motoristas não reduzirem a velocidade ao se aproximarem de ciclistas e nos de atropelamentos em ciclovias.

Comentários

Mariberto Lanza 23/05/2017 19:23

As bicicletas deveriam ser emplacadas igual aos veículos automotores, seguir as regras de trânsito, o emplacamento seria uma segurança contra roubo e também facilitaria a fiscalização com direito a multa por irregularidades no trânsito devendo obedecer o C.T.B. Quando não montado na bicicleta, poderá ser conduzida empurrando na contra mão encima da calçada. Como ciclista na minha época eu não andava na contra mão, e hoje conduzindo veículo automotor, por várias vezes em cruzamento de vias quase colidi com bicicleta por que eles vinham na contra mão.

Sérgio 24/05/2017 12:28

Emplacar bike será só mais dinheiro para o governo e inviabilizar o uso pela camada mais pobre, se emplacar ajudasse a diminuir roubo não existiria roubo de carro e moto.

Mercedes-Benz 19/06/2017 19:19

Mercedes-Benz 19/06/2017 19:19

Hilton Alves Bandeira 23/05/2017 19:55

Ótimo. Sou adepto do pedal. E vivencio os riscos que corremos todos os dias.

Mercedes-Benz 19/06/2017 19:19

Amarilis Amaral Torres Sanches 23/05/2017 20:08

Para se regulamentar direitos dos ciclistas, necessário, urgente e obrigatório que se tenham DEVERES, como nos países civilizados. Como, andar de capacete, andar na mão dos carros ( e jamais nas contramões) como acontece no país inteiro, inclusive nas calçadas. Uso manual de direita e esquerda e cumprimento das regras em rotatórias e sinalizações como nos carros. A pessoa que for pega fora das regras, multa e recolhimento da bicicleta!

Marcelo Pádua 24/05/2017 12:24

Pelos teus comentários é certo que você não é ciclista, portanto vou desenhar... Para se dirigir um veículo de mais de uma tonelada é preciso ser maior de idade e habilitado, simplesmente porque seus erros podem matar as pessoas. Ciclistas, muitas vezes jovens e crianças, não têm a mesma responsabilidade, se deslocam com esforço físico buscando o caminho mais natural e seguro, assim como os pedestres, portanto tais DEVERES não se aplicam, pelo menos neste momento, onde a prioridade é reduzir as mortes no trânsito, causadas por motoristas.

Mercedes-Benz 19/06/2017 19:19

Mercedes-Benz 19/06/2017 19:19

Sergio Foratto 23/05/2017 20:29

Muito bom, e para complementar o projeto deveríamos pensar em transportes que permitam levar as bike a outras cidades, permitindo assim que se utilizem cada vez mais as bikes para lazer e trabalho.

Mercedes-Benz 19/06/2017 19:19

daniel 23/05/2017 23:44

Ja temos leis demais... o proprio ctb ja é um misterio para a maioria dos motorista 341 art. É lei demais pra memorizar alem do que nele ja tem lei de protecao ao ciclista ao pedestre aos idosos e gestantes. .. mas quem le é somente o CANDIDATO a condutor quando faz o curso na autoescola... mesmo assim nao leem tudo na verdade se tem uma nocao do que esta la. E depois nunca mais... Entao pra que mais leis que sabemos nunca seram lidas por quem interessa e por conseguencia nao seram cumpridas...

Mercedes-Benz 19/06/2017 19:19

Ricardo 24/05/2017 07:43

Precisamos ter muito cuidado e atenção nesse tema. "Trazer maior proteção para o ciclista" de querer dizer muita coisa num país que endeusa os carros. Proibir a circulação de bicicletas nas vias públicas tem que ser tratado como inaceitável! Todo o cuidado é pouco!

Mercedes-Benz 19/06/2017 19:19

charles domingues 24/05/2017 11:25

Acho muito bem-vindo o projeto . Já não é sem tempo que carecemos dessa regulamentação . Sou adepto das bikes , mas de forma respeitosa com as regras de trânsito . Hoje , a maioria dos ciclistas , andam na contra-mão , nas calçadas , avançam sinais , entram no meio dos carros de forma perigosa , colocando em risco a própria vida e a segurança dos demais . Enfim , fazem o que querem porque , em tese , não estão obrigados a conhecer as leis de trânsito e acreditam na impunidade . Sem placas nas baikes , não há como identificar os infratores . Total apoio a essa pertinente e oportuna iniciativa . Parabéns .

Mercedes-Benz 19/06/2017 19:19

Alberto Filippo 24/05/2017 12:16

Palhaçada!!!! Como se fosse possivel!!! O CTB e desrespeitado diariamente em todo o territorio nacional e não vejo a menor possibilidade de isso dar certo pois O POVO E MAL EDUCADO!!! Ciclistas,motoristas,pedestres,skatistas!!! Quem sabe um dia,quando os brasileiros se educarem,poderemos conviver pacificamente no transito!

Mercedes-Benz 19/06/2017 19:19

lucas 24/05/2017 12:51

Hoje mesmo eu quase bati com a bike atrás de um carro E um dia desses só porque eu esbarrei em um táxi o texista quase me agrediu E ainda tem ruas e avendas que não tem ciclovias

Mercedes-Benz 19/06/2017 19:19

Pedro Batista 24/05/2017 17:19

Aqui é. Curitiba tem motorista meia roda que para em cima da ciclovia obrigando o ciclista desviar pela calçada ou pela rua se o ciclista questionar ainda é chingado!

Mercedes-Benz 19/06/2017 19:19

Marcelo Ramos De Oliveira 24/05/2017 19:44

No Rio de Janeiro não existe respeito a ciclistas muito menos nas poucas ciclovias q temos Quando vc não é atropelado vc e roubado n rio não da PR torna bicicleta como meio de transporte quem dera se eu pudesse deixar Carro em casa e ir de casa PR trabalho de bicicleta

Mercedes-Benz 19/06/2017 19:19

Júnior 24/05/2017 21:29

Uma sugestão: que seja autorizado andar de bicicleta em cima da calçada desde que transportando crianças em cadeirinhas. Levo minha filha para a escola e vou pela calçada, pois não arrisco leva-la em meio ao trânsito. Ja fui ofendido por isso, mas em primeiro lugar está a segurança da minha filha então ignorei qualquer manifestação contrária.

Mercedes-Benz 19/06/2017 19:19

Lindberg Gomes dos Santos 25/05/2017 00:30

Tudo que vier para ser utilizado DE maneira salutar é bem vindo. Gostaria de sugerir que houvesse espaço no final dos ônibus para se colocar sua bicicleta ..tiraria a fileira de trás do bancos. O mesmo pagaria a passagem de ônibus. ...

Mercedes-Benz 25/05/2017 08:30

Bom dia, Lindberg! Você sabia que produzimos apenas o chassi? Dessa forma, recomendamos que você encaminhe sua sugestão para as empresas encarroçadoras, que são responsáveis pela implementação final, com os assentos e demais acessórios ;). Abraço e valeu pelo comentário!

Veja também no BusClub