Mercedes-Benz Bus Club

Conteúdo para quem é apaixonado por ônibus

História: Saiba por que os ônibus monoblocos da Mercedes-Benz marcaram o transporte brasileiro

Produzidos entre 1958 e 1996, os ônibus monoblocos da Mercedes-Benz foram sucesso absoluto. 

 

A estrutura unificada (carroceria e chassi), mais leve e aerodinâmica, e o conforto superior aos dos ônibus brasileiros da época tornaram o modelo um ícone das décadas de 1960 e 1970. Ele ganhou até um apelido, o "Fusca dos ônibus".

Os modelos que deixaram a linha de montagem da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) eram projetos locais, inexistentes na matriz da Mercedes-Benz na Alemanha. 

 

Um dos monoblocos mais marcantes da série foi o O-362. Disponível nas configurações urbana e rodoviária, foi produzido de 1973 a 1978, e trouxe como inovação o primeiro motor turbo de fábrica em um ônibus nacional. 

 

O assobio do motor tornou o O-362 inconfundível. Em São Paulo, foi muito utilizado pela extinta Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), onde chegou a ter mais de 2 mil unidades em circulação na configuração urbana. 

 

Foi também exportado para mercados como o Chile, ainda sendo muito cultuado por lá.

 

A produção dos monoblocos no Brasil foi cessada em 1996, quando a Mercedes-Benz tomou a decisão estratégica de fornecer apenas chassis.

 

Fonte: Jornal Estado de Minas 

Comentários

Valtencir 29/06/2017 17:32

Ficou na eterna lembrança pra mim foi o 355

Marconio Gino Gonçalves 29/06/2017 17:40

Andei nuns desses.em1970

Arthur 29/06/2017 17:56

Tem que voltar o monobloco, agora na versão O-500

Roberto Martins 29/06/2017 20:42

Concordo em gênero e grau, apesar dos ônibus rodoviárias serem bons, mas ainda acho que os monoblocos deveriam voltar com uma nova roupagem...

30/06/2017 08:51

Olá, Arthur e Roberto! Atualmente a Mercedes-Benz produz apenas os chassis dos ônibus no Brasil e não há previsão de voltarmos a fabricar os monoblocos (chassi + carroceria), mas agradecemos pelos comentários e sugestão. Abraços!

lula 29/06/2017 19:04

o 326 foi demais

Antonio 29/06/2017 19:14

Nao sei pq acabou estes onibos urbano porquer era muito gostoso de se andar nele pq éra muito macio e silencioso se comparando com estes modernos de hoje que sao barulhentos e muito duro.

Roberto Martins 29/06/2017 20:47

Esta correto em sua colocação, penso eu que de um modo geral todos ônibus deveriam ter a carácter isca do Monobloco, confortável e silencioso.

30/06/2017 09:04

Olá, Antonio! A Mercedes-Benz produz atualmente apenas o chassi dos veículos, possibilitando que o cliente possa implementar uma carroceria de acordo com o seu interesse. Neste caso, o cliente pode escolher o tipo de implemento e quais equipamentos sairão no veículo. De qualquer forma, valeu pelo comentário. Vamos direcioná-lo como sugestão aos responsáveis. Abraço!

José Geraldo Santos Guerra 29/06/2017 19:30

Eu trabalhei com 362 depois com 355 até em viagem longas por isso exemplo (Pernambuco/ São Paulo/ Pernambuco. Só aqui no nordeste é que sentimos a falta de ventilação para o motorista. Se voltar a ser fabricado na versão, 0500 tenho certeza que não tem que segure a MERCEDES-BENS À ESTRELA DAS ESTRADAS VOLTARÁ A BRILHAR AINDA MAIS SE DEUS QUISER AINDA VEREMOS. . .

30/06/2017 11:45

Olá, José! Atualmente a Mercedes-Benz comercializa apenas os chassis dos veículos e a parte que se refere a ventilação fica sob responsabilidade da empresa encarroçadora de acordo com a solicitação do cliente. O modelo de chassi O-500 também está disponível em várias configurações. De qualquer forma, obrigado por compartilhar a sua opinião. Abraço!

Sérgio 29/06/2017 20:18

Eu tive o prazer de andar com esses modelos era muito gostoso

joelson 29/06/2017 20:40

Ainda trabalho com um O362 muito bom, da uma alegria.

Nicolau Muller 29/06/2017 20:41

Vocês tem fotos do papa fila do fim da década de 50 início da década de 60 ônibus que fazia a linha de funcionários aqui do ABC minha mãe usava era muito.legal ela foi secretária do sr. Werner Worner da liberação de produção funcionária nr 243

29/06/2017 23:31

procure no youtube lá já vi as fotos

30/06/2017 11:48

Olá, Nicolau! Você saberia informar o modelo de monobloco que você gostaria de ver imagens? Abraço!

José Ribamar Pereira 29/06/2017 20:45

Acompanhei a produção deles todos até o fim, pois trabalhei na fabrica durante 31 anos, tenho muita SAUDADE, dessa grandiosa Empresa.

José Luiz Babinsck 29/06/2017 20:50

Que eu posso Relatar sobre o Monobloco 0-321 MB, viajei em excursão para Aparecida do Norte SP, quando a Basílica Nacional de Aparecida estava ainda em construção, e até hoje todos os anos estou em Aparecida, e fui muitas vezes a São Lourenço também com a Empresa Evanil aqui do Rio de Janeiro, que tinha sua frota na época toda de Monobloco Rodoviário 0-321 Mercedes Benz, uma grande Lembrança para mim....

Sérgio Norgini 29/06/2017 21:04

Trabalhei muito com 0.362 - 0.364/5 e 6 finalmente com 0.400. muitas saudades.

Sylvio 29/06/2017 22:37

Viagem muito nos 0 321 e 0 326 da Pássaro Marron para Aparecida e também nos O 355 da Expresso Itamarati, bons tempos

Leanndro 30/06/2017 04:53

Meu pai fez parte dessa historia 1975 a 2000 ele traballhou na fabrica de sbc na pauliceia

moises batista do nascimento 30/06/2017 09:34

ADORAVA QUANDO VIAJAVA NESSES ONIBUS, ...AS VEZES FICAVA PROCURANDO O MOTOR! ...KKKKKK

Marcus 30/06/2017 16:43

Desdo "mulão" ao 0400 se eu pudesse escolher para ter um prá mim eu escolheria o 0364 esse já tinha muitas caracteristicas de enovação e perfeição onde eu resalto o conforto facilidade de manobra freio a ar motor turbo e tamanho certo de ônibus prático e fácil no dia a dia ao qual ele se dispusera a ir.Ô veiculo que me dá saudade só!0 364 seja urbano ou rodoviário é o meu escolhido da mercedez.

Ali Musa 01/07/2017 00:01

Como motorista tive a honra de trabalhar em todos os modelos monobloco fabricados no Brasil. Como morei em Portugal rodei com monobloco fabricados na Turquia. Os monoblocos fabricados fora do Brasil são modernos e atuais. Gostaria muito que voltassem a ser fabricados por aqui....

Mercedes-Benz 03/07/2017 20:43

Olá, Ali! Atualmente a Marca produz apenas o chassi para ônibus e não temos perspectiva de relançar o monobloco. Assim, os clientes têm a liberdade de escolher o implemento da maneira que desejar e de acordo com suas necessidades. De qualquer forma, muito obrigado por compartilhar sua opinião com a gente. Abraços e continue nos acompanhando!

Ali Musa 01/07/2017 00:01

Como motorista tive a honra de trabalhar em todos os modelos monobloco fabricados no Brasil. Como morei em Portugal rodei com monobloco fabricados na Turquia. Os monoblocos fabricados fora do Brasil são modernos e atuais. Gostaria muito que voltassem a ser fabricados por aqui....

Mercedes-Benz 03/07/2017 20:42

Olá, Ali! Atualmente a Marca produz apenas o chassi para ônibus e não temos perspectiva de relançar o monobloco. Assim, os clientes têm a liberdade de escolher o implemento da maneira que desejar e de acordo com suas necessidades. De qualquer forma, muito obrigado por compartilhar sua opinião com a gente. Abraços e continue nos acompanhando!

Veja também no BusClub