Em outubro, a Daimler Buses apresentou várias novidades de suas marcas, entre elas a Mercedes-Benz, na Busworld Europe 2017, a maior feira mundial de ônibus.
Durante o evento, que aconteceu na Bélgica, o ônibus urbano Citaro, híbrido, fez sua estreia mundial. Essa versão, que conta com direção eletrohidráulica, reduz ainda mais o consumo de combustível. O modelo já é famoso pela eficiência, da ordem de até 8,5%.
Outro destaque foi o Tourismo RHD, que substitui o High Decker, campeão de vendas da Europa. Um portfólio ampliado de equipamentos e de motores faz com que o ônibus atenda a uma gama ampla de utilizações – transporte rodoviário, turismo de longas distâncias, além de traslados, excursões e até serviços em rotas entre cidades. Graças à aerodinâmica e à nova geração de motores, o consumo de combustível foi reduzido em até 7%.
Durante a feira, a montadora também lançou a versão com volante à esquerda do miniônibus Sprinter City 45, que oferece 13 bancos na traseira. Além disso, há lugar para até nove passageiros em pé, espaço para cadeira de rodas ou carrinho de bebê e bancos dobráveis.
O primeiro sistema de assistência de frenagem com detecção de pedestres
Outra novidade foi a apresentação do Active Brake Assist 4 (ABA 4), mecanismo que permite frear automaticamente para pedestres. Este é o primeiro sistema de assistência ativa de frenagem do mundo a integrar um ônibus rodoviário.
O ABA 4 avisa o motorista, visual e acusticamente, sobre uma eventual colisão, enquanto inicia automaticamente uma frenagem parcial. Isso deixa o condutor com todas as opções abertas até que ele decida qual ação adotar.
Baseado em radar, o sistema consegue detectar pedestres em uma distância de até 80 metros. O ABA 4 estará disponível na primavera de 2018 no novo Mercedes-Benz Tourismo.