Daimler Buses avança com ônibus livres de emissões de CO²

fonte:Mercedes-Benz Ônibus

 

A Daimler Buses planeja oferecer, até 2030, veículos neutros em emissões de gás carbônico, movidos a bateria e a hidrogênio, para todos os seus segmentos de atuação. O foco inicial envolve os principais mercados da Europa e América Latina, incluindo o Brasil.

 

A ideia é que, até 2039, apenas veículos neutros em CO2² sejam vendidos para os principais mercados da Europa. No caso específico do segmento de ônibus urbanos, a perspectiva é que essa meta seja alcançada já em 2030 no continente europeu. Além de ampliar o portfólio de veículos neutros em CO²2, a Daimler Buses também está expandindo sua oferta de serviços, a fim de viabilizar a construção de uma infraestrutura elétrica completa nas instalações dos clientes.

 

Rumo à eletrificação mundial do transporte de passageiros, e em alinhamento com a estratégia global da Daimler Truck, empresa matriz do Grupo, a Daimler Buses tem concentrado esforços em tecnologias de bateria elétrica e à base de hidrogênio, com zero emissões.

 

"Como fabricante e líder mundial em ônibus, nossa ambição é clara. Queremos combater as mudanças climáticas e nos tornar um elemento impulsionador para a transformação do transporte de passageiros. Dessa maneira, passaremos a adotar uma estratégia de tecnologias alternativas de propulsão, com o objetivo de fornecer ônibus neutros em CO²2 para todos os segmentos e mercados mais importantes até o final dessa década”, diz Till Oberwörder, Chefe da Daimler Buses. “Portanto, a partir de 2030, para o segmento urbano, ofereceremos somente ônibus neutros em CO2 na Europa, direcionando os nossos esforços para o desenvolvimento do eCitaro, totalmente elétrico”.”

 

Células de combustível e baterias de última geração

 

A partir de 2023, a Daimler Buses vai equipar os ônibus urbanos elétricos eCitaro da Mercedes-Benz, comercializados na Europa, com células de combustível à base de hidrogênio, que funcionarão como prolongadoras de autonomia nos veículos. Desde 2018, o modelo é produzido na versão totalmente elétrica a bateria e, agora, com o eCitaro Range Extender, o ônibus de piso baixo e neutro em CO²2, passa a contar com uma autonomia de até 400 quilômetros, sendo capaz de percorrer rotas mais exigentes e atender àas necessidades das operadoras de transporte por veículos mais eficientes.

 

O eCitaro Range Extender continua com o sistema de propulsão elétrica a bateria como sua principal fonte de energia. A célula de combustível aà base de hidrogênio chega para auxiliar na ampliação de autonomia. Portanto, o veículo se torna um ônibus híbrido, totalmente elétrico, que combina essas duas fontes de energia.

 

Além dessa versão, a Daimler Buses também passará a oferecer, a partir do final de 2022, o ônibus eCitaro com as novas baterias de última geração e alto nível de desempenho. Elas podem aumentar a capacidade por célula de bateria em cerca de 50% e permitem que os ônibus atinjam autonomias de até 280 quilômetros.

 

As novas baterias serão utilizadas no eCitaro em sua versão atual e no eCitaro Range Extender, e também estarão disponíveis para o chassi de ônibus elétrico eO500U da Mercedes-Benz do Brasil.

 

Com este roteiro claro e uma estratégia alinhada aos negócios sustentáveis da marca, a Daimler Buses contribui de maneira significativa para moldar, com responsabilidade, o futuro do transporte urbano. Ao desenvolver ônibus inovadores e, soluções de mobilidade sustentável, o Grupo visa tornar os sistemas mais ecológicos, eficientes e melhorar ainda mais a qualidade de vida nas cidades. Assim, a Daimler Buses segue atuando de maneira incisiva na transição para o transporte do futuro.

 

O primeiro chassi de ônibus elétrico da Mercedes-Benz no Brasil

 

Seguindo o objetivo de impulsionar a eletrificação em todo o mundo, a Daimler Buses anunciou, em agosto de 2021, a produção do eO500U, primeiro chassi de ônibus elétrico a bateria da Mercedes-Benz do Brasil, que chegará também a países da América Latina e Oceania.

 

O chassi de ônibus elétrico eO500U possui uma autonomia de cerca de 250 quilômetros e será fabricado na planta de São Bernardo do Campo (SP). Até o momento, já existem 100 encomendas programadas para entrega entre o final de 2022 e o início de 2023, trazendo a solução da marca para a eletromobilidade no Brasil.

 

O chassi eO500U representa um novo passo da Mercedes-Benz na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos ônibus elétricos, apoiando os clientes na chegada desses veículos. Assim, dará todo o suporte necessário para que os clientes trabalhem com total segurança em sua operação e em seus negócios.

 

A gama de serviços incluirá uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, à infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e à gestão de frota com ônibus elétricos.

Veja também no BusClub