A recuperação do mercado de ônibus rodoviário

fonte:Mercedes-Benz Ônibus

 

O mercado de ônibus rodoviário, assim como outros segmentos do transporte, enfrentou dificuldades durante a pandemia da Covid-19, principalmente devido à queda no número de passageiros. Para se ter idéia, no auge da crise, o volume caiu aproximadamente a metade.

 

No entanto, as pessoas já estão utilizando ônibus novamente, tanto para viagens regulares, quanto para turismo e lazer. Os protocolos mais rigorosos de limpeza e higienização dos veículos contribuem para essa retomada, garantindo bem-estar e segurança a bordo.

 

“Dois anos depois, com o avanço da vacinação, temos observado como a população tem se sentido mais confiante na utilização dos ônibus como meio de transporte”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Outro fator que também tem motivado o retorno dos usuários é o aumento de preço das passagens aéreas, o que estimula uma preferência das pessoas pelas viagens de ônibus”.

 

De acordo com o executivo, isso contribui para a retomada do mercado, levando ao aumento da demanda que seguia represada até o ano passado. “Com a recuperação financeira das empresas, clientes e operadores seguem renovando suas frotas, seja com ônibus com motorização que atendem à atual legislação Euro 5 e também à norma Proconve P-8, equivalente ao Euro 6, que entrará em vigor no Brasil em 2023”, destaca Walter Barbosa.

 

Crescimento expressivo nos emplacamentos de ônibus rodoviários

 

De janeiro a outubro de 2021, foram emplacados cerca de 590 ônibus rodoviários no mercado brasileiro. Já neste ano, no mesmo período, foram 1.385 unidades, o que significa um expressivo crescimento de 135% no volume de vendas.

 

Desse volume, a Mercedes-Benz detém uma participação de mercado de 70%, com 970 ônibus da marca comercializados no País, alta de quase 210% em relação ao ano passado, quando foram emplacadas 314 unidades .

 

“Ou seja, o mercado está se recuperando e a nossa marca segue acompanhando o seu crescimento. E por estarmos acompanhando essa recuperação, reafirmando o nosso compromisso com os clientes e com o mercado, nós lançamos em 2022 novas tecnologias para a linha O 500 de ônibus rodoviários”, afirma Walter Barbosa.

 

Novas tecnologias para Linha O 500

 

Entre as novidades que chegaram ao mercado destacam-se o sistema de frenagem de emergência (ABA 5), o assistente de ponto cego (SGA) e o controle inteligente de farol alto (IHC). Agora, ao todo, são 21 avançados recursos tecnológicos somados a outras tecnologias já conhecidas pelas empresas de transporte.

 

“Mesmo com as dificuldades e restrições impostas pela pandemia nestes dois anos, não paramos. Seguimos inovando, a fim de oferecer o melhor para os nossos clientes. A nossa trajetória de constante inovação foi o que levou a Mercedes-Benz até a liderança absoluta há 66 anos no mercado de ônibus. E por estarmos sempre pensando no coletivo, isso nos consagra como parte importante da mobilidade no Brasil”, conclui Walter Barbosa.

Comentários

Eduardo 26/11/2022 00:36

Melhor marcar mercedes Benz tanto como caminhão e ônibus

Mercedes-Benz 27/11/2022 08:49

Valeu pelo carinho, Eduardo! :D Forte abraço!

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