A empresa Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein (VHH), operadora de transporte público de Hamburgo, na Alemanha, encomendou 95 ônibus elétricos Mercedes-Benz: são 47 unidades do eCitaro padron e 48 do eCitaro G articulado. As primeiras unidades deverão ser entregues no final deste ano, com o restante previsto para a primeira metade de 2024.
A VHH já dispõe de 37 ônibus eCitaro e também eCitaro G em uso. Os primeiros veículos entraram em operação em 2020, logo após a introdução destes modelos na produção em série da Mercedes-Benz. Com a nova encomenda, a frota da empresa subirá para um total de 132 ônibus eCitaro totalmente elétricos, sem emissões locais de poluentes, em versões de piso baixo.
Os novos Mercedes-Benz eCitaro adquiridos pela VHH apresentam a mais recente tecnologia de baterias NMC3 de alta performance, com uma capacidade energética de 490 kWh para o padron e de 588 kWh para o articulado, garantindo uma autonomia que dispensa recargas intermediárias.
Entre os itens tecnológicos de segurança, o eCitaro já vem equipado de série com proteção por estabilizador, sistema eletrônico de estabilidade (ESP) nos ônibus padron e proteção contra o efeito “L”, por um controlador de articulação giratória (ATC - Articulation Turntable Controller), nos articulados.
Novos horizontes para a mobilidade elétrica
“Hamburgo é uma das capitais europeias mais adequadas para o nosso eCitaro”, afirma Mirko Sgodda, chefe de Vendas, Marketing e Serviços ao Cliente da Daimler Buses. “Gostaríamos de agradecer a VHH pela confiança que depositam em nosso produto, resultado que pode ser visto pela encomenda de grande porte que fizeram".
"Uma das questões mais importantes para o futuro é a mobilidade elétrica. Desde 2020, a VHH só tem adquirido ônibus elétricos para Hamburgo”, diz o Dr. Lorenz Kasch, diretor administrativo da VHH. "Nós estamos abrindo novos horizontes e estamos felizes de podermos contar com esses veículos. Muito progresso já foi feito, especialmente em termos de autonomia e disponibilidade".
eCitaro é referência para o eO500U da Mercedes-Benz Brasil
Consolidado na Europa, o ônibus eCitaro totalmente elétrico é referência para o eO500U, chassi de ônibus urbano elétrico a baterias da Mercedes-Benz do Brasil, modelo que chegará ao mercado este ano e que registra a entrada da Empresa na era da eletromobilidade em veículos comerciais no País.
O eO500U foi desenvolvido pela Engenharia da Mercedes-Benz do Brasil para a realidade do País, como para a América Latina. O conceito eletroeletrônico do chassi de ônibus elétrico brasileiro, englobando itens como baterias, direção, motores elétricos e eixos, segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Para maior qualidade e confiabilidade aos clientes, o veículo foi amplamente testado no Brasil e também na Alemanha.