Soluções Mercedes-Benz para a mobilidade elétrica
A Mercedes-Benz levou para o Seminário de Eletrificação da Anfavea, realizado no último dia 14 de junho em Brasília, as soluções que a marca oferece aos clientes e ao mercado para introdução do ônibus elétrico no País. Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, foi um dos debatedores do painel que trouxe a visão dos CEOs sobre a eletrificação no Brasil.
Paralelamente aos debates do Seminário, houve uma exposição de veículos elétricos disponíveis no País, entre eles o chassi Mercedes-Benz eO500U de ônibus urbano elétrico a baterias.
Os cinco painéis do seminário reuniram palestrantes brasileiros e estrangeiros, dos setores público, privado e academia, com o objetivo de analisar os desafios e oportunidades da mobilidade elétrica no Brasil, usando como exemplo as experiências em países da Europa, Ásia e América do Norte.
“Veículos elétricos são sinônimo de transporte sustentável e já fazem parte do portfólio multissoluções da nossa marca para os clientes. O chassi de ônibus urbano eO500U é um ótimo exemplo disso. Além de ser totalmente desenvolvido e produzido no Brasil para o mercado nacional e América Latina, seus benefícios à sociedade são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar e sonora e menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo. Em outras palavras, não há futuro da mobilidade sem os veículos elétricos rodando pelas ruas e avenidas”, afirma Achim Puchert.
Suporte aos clientes e demais players na transição para os elétricos
A Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a tração elétrica.
“Apoiaremos os clientes, os motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros. Nossas equipes também irão oferecer consultoria e treinamento técnico e operacional para as empresas de transporte de passageiros”, destaca Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Os concessionários Mercedes-Benz estão sendo treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos. A Empresa está alinhada com os encarroçadores, fornecedores de peças, componentes e também empresas de energia elétrica e de infraestrutura de recarga das baterias.
Credenciamento via Finame – Baixo Carbono
O chassi de ônibus urbano elétrico Mercedes-Benz eO500U já está credenciado junto ao BNDES para financiamento via Finame – Baixo Carbono, linha especial criada para incentivar as empresas de máquinas e equipamentos a adotar a solução de eletromobilidade em suas frotas. Para tanto, o veículo atende ao índice de conteúdo local exigido pelo BNDES.
Para chegar a esse conteúdo, o eO500U recebe diversos elementos produzidos pela Empresa no Brasil, como a estrutura do chassi, itens elétricos e as baterias, fornecidas pela BorgWarner e produzidas em sua fábrica de Piracicaba (SP). O credenciamento da Mercedes-Benz também leva em conta outros fatores, como os índices qualificadores, investimento no País, treinamentos de capacitação e especialização, exportações, mão-de-obra e outros.