Mercedes-Benz realiza primeira grande venda pelo programa de renovação de frota do Governo Federal

fonte:Mercedes-Benz Ônibus

Em evento realizado em sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a Mercedes-Benz do Brasil anunciou, no dia 14 de julho, a primeira grande venda de veículos comerciais no âmbito da Medida Provisória 1175 de 2023. Este programa de renovação de frota estabelece um mecanismo de desconto, patrocinado pelo Governo Federal, para facilitar a compra de veículos mais sustentáveis por pessoas jurídicas e autônomos.

 

As primeiras vendas envolveram 110 ônibus, sendo 90 modelos urbanos OF 1721 para a Suzantur e 20 rodoviários O 500 RSD para a Viação Itapemirim, empresas do mesmo grupo. No segmento de caminhões, foram 6 modelos extrapesados para a empresa capixaba Carga Pesada Engenharia e Transportes: 5 Axor e 1 Actros.

 

Realizada no Espaço Mercedes, a solenidade contou com a presença de Geraldo Alckmin, Vice-Presidente da República e também Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Luiz Marinho, Ministro do Trabalho e Emprego; Orlando Morando, Prefeito de São Bernardo do Campo; Claudinei Brogliato, CEO da Suzantur; James Bellini, Presidente do Conselho de Administração da Marcopolo; e Aroaldo Oliveira da Silva, Diretor Executivo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e Presidente da IndustriALL Brasil.

 

Benefícios ambientais, sociais e econômicos

 

De acordo com Roberto Leoncini, este é um programa temporário, com prazo determinado, mas importante em vários aspectos. “Do ponto de vista ambiental, estamos incentivando ações de descarbonização. Teremos menos veículos antigos e poluentes nas ruas, além da reciclagem e da economia circular, tão vitais ao nosso planeta”, diz ele. “Do ponto de vista social, a cada renovação de frota, garantimos mais segurança a quem está sendo transportado e a todos que estão nas vias, além de promovermos melhores condições de trabalho e de conforto aos operadores e aos usuários do transporte. E por fim, mas não menos importante, o benefício econômico, porque essa medida é fundamental para reestimular as vendas de caminhões e ônibus no Brasil”.

 

Melhoria do transporte para a população

 

Roberto Leoncini: “Estamos colocando em circulação 110 ônibus novos e tirando das ruas 110 veículos velhos, com mais de 20 anos de fabricação. Ou seja, as estradas brasileiras e também as cidades do Grande ABC vão ganhar veículos zero km. São modelos Mercedes-Benz BlueTec 6, que atendem ao Proconve P8 (Euro 6), que consomem menos combustível, emitem menos poluentes e são muito mais seguros e eficientes. Esperamos que a medida provisória seja uma ponte até chegarmos a um cenário econômico melhor, com juros mais baixos, crédito mais acessível e um PIB mais otimista. Como empresa presente há 67 anos no País, acreditamos no potencial do Brasil e esperamos que esta iniciativa do Governo Federal seja o início para um programa de renovação de frota veicular permanente, com duração de longo prazo. Do lado Mercedes-Benz, vamos aproveitar todas as oportunidades para ajudar a construir um Brasil com transporte renovado, mais limpo, tecnológico e seguro para todos, ouvindo as estradas e levando soluções. Pensando no coletivo e pensando no futuro”.

 

Walter Barbosa: “Como líder destacado e histórico nas vendas de ônibus no Brasil, tanto do segmento urbano quanto rodoviário, sempre apoiamos as iniciativas de renovação de frota. Estamos ao lado dos clientes para oferecer as melhores soluções, com o portfólio mais completo, atendimento especializado a clientes do setor e serviços dedicados. Ônibus novos para a população do ABC Paulista, como para todas as cidades, resultam em benefícios ambientais, de mobilidade e de qualidade de vida no transporte”.

 

Claudinei Brogliato: “Essa renovação de frota, com aquisição de 110 ônibus Mercedes-Benz zero km por meio da Medida Provisória 1175 do Governo Federal, está relacionada ao nosso compromisso de oferecer, a cada dia, uma melhor prestação de serviços aos usuários dos nossos ônibus no ABC Paulista. Além de mais conforto e segurança para a população, ganhamos com a redução na emissão de poluentes e com maior eficiência em custos operacionais, visando a rentabilidade dos nossos negócios”.

 

James Bellini: “A visão da Marcopolo é ser protagonista em soluções de mobilidade de forma sustentável. Estar junto da Suzantur, da Itapemirim e da Mercedes-Benz nessa venda tem tudo a ver como o posicionamento da nossa empresa. Apoiamos a Medida Provisória 1175 do Governo Federal e todas as iniciativas que incentivem a renovação de frota no Brasil, reconhecendo os ganhos para o desenvolvimento do transporte de passageiros, o meio ambiente e a sociedade como um todo”.

 

Veja também no BusClub