Primeiro ônibus elétrico a circular em Manaus tem chassi Mercedes-Benz

fonte:Mercedes-Benz Ônibus

O primeiro ônibus elétrico a baterias a circular na cidade de Manaus, capital do Amazonas, foi montado sobre o chassi Mercedes-Benz O 500 U Low Entry. Trata-se de um veículo produzido pela Eletra, que começou a circular em setembro, na linha que faz a ligação da Universidade Federal do Amazonas com o centro da cidade.

 

“É muito simbólico que a capital do Amazonas, pulmão do mundo, receba seu primeiro ônibus elétrico, demonstrando o compromisso da cidade com a descarbonização do transporte e emissões zero”, afirma César Tadeu Teixeira, proprietário da Auto Ônibus Líder e diretor presidente do Sinetram – Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas.

 

“Temos mais 12 ônibus elétricos previstos para os próximos meses, sendo 10 convencionais e 2 articulados, que serão distribuídos entre empresas do nosso sistema de transporte coletivo urbano, assegurando a qualidade do ar e de vida na mobilidade de Manaus. Estamos assim dando esse importante exemplo para o Brasil e para o mundo”, diz César Tadeu Teixeira.

 

Com carroceria Caio Millennium de 12 metros de comprimento, o ônibus elétrico da Eletra que fez sua estreia em Manaus tem suspensão totalmente pneumática do Mercedes-Benz O 500 U e ar condicionado, assegurando alto padrão de conforto para os usuários. Sua capacidade é de 27 passageiros sentados e 43 em pé, com espaço para uma cadeira de rodas. A autonomia pode chegar a 250 km.

 

Empresas adquirem 105 ônibus Mercedes-Benz para renovação de frota

 

O compromisso do Sinetram com a preservação ambiental passa também pela renovação de frota dos ônibus a diesel que operam na cidade. Nesse sentido, para este ano, foram adquiridos 125 ônibus Mercedes-Benz pelas empresas Líder, Vega, Coroado, Via Verde, Integração e São Pedro. São 30 unidades do modelo O 500 M Super Padron e os demais entre OF 1726 L e OF 1721, todos com tecnologia BlueTec 6 para atendimento à atual legislação de emissões Proconve P8 (Euro 6).

 

Em 2022, as empresas ligadas ao Sinetram haviam adquirido 65 ônibus Mercedes-Benz, elevando para 170 unidades da marca o total nestes dois anos, todas comercializadas pelo concessionário Mardisa.

 

“Com seu primeiro ônibus elétrico, Manaus dá um belo exemplo de sintonia com a preservação ambiental e a descarbonização na mobilidade urbana. Ao mesmo tempo, merece total reconhecimento por também dirigir foco à renovação da atual frota de urbanos a diesel com modelos Euro 6, que reduzem drasticamente as emissões de poluentes”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

 

Sucesso confirmado do O 500 Super Padron

 

Walter Barbosa destaca o sucesso do O 500 Super Padron em Manaus, com 50 unidades em dois anos. “A demonstração deste ônibus na cidade no começo de 2022 e, principalmente, a disponibilização para uso em operações regulares das operadoras foram de extrema importância para que os clientes locais pudessem constatar, na prática, tudo aquilo que apresentamos como diferenciais do produto”.

 

César Tadeu Teixeira também destaca o sucesso desse O 500 na capital amazonense. “O Super Padron substitui o articulado tanto nos momentos de pico, quanto de entrepico, o que nos garante produtividade e melhor custo operacional, especialmente nos corredores do sistema”, diz ele.

 

O Mercedes-Benz O 500 M Super Padron é o maior chassi da categoria 4x2 urbano do mercado brasileiro, desenvolvido para carrocerias de até 14 metros de comprimento, com capacidade para cerca de 100 passageiros. Assim, pode transportar a mesma quantidade de pessoas que um modelo 6x2 de 15 metros.

 

Veja também no BusClub