Os primeiros 50 ônibus elétricos Mercedes-Benz para São Paulo

fonte:Mercedes-Benz Ônibus

No último mês de outubro, a Mercedes-Benz do Brasil anunciou a entrega das primeiras 50 unidades do eO500U, chassi de ônibus urbano elétrico a baterias, com carroceria Caio Millennium, para as empresas Metrópole Paulista (40 unidades), MobiBrasil (8) e Sambaíba (2), operadoras do sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo. Os veículos deverão entrar em operação no início do próximo ano.

 

“A entrega desse expressivo volume de ônibus elétricos representa o novo marco de progresso na entrada da nossa Empresa na era da eletromobilidade no País”, afirma Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “É muito significativo o fato de começarmos essa jornada por São Paulo, a maior cidade do País e da América Latina, que utiliza fortemente os ônibus em seu sistema de transporte coletivo. Assim como a Prefeitura Municipal e nossos clientes, nós também temos o compromisso de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a melhor qualidade do ar e a preservação ambiental”.

 

40 ônibus elétricos Mercedes-Benz para a Viação Metrópole Paulista

 

Dona da maior frota da cidade de São Paulo, com mais de 1.000 ônibus, a Viação Metrópole Paulista receberá um lote de 40 ônibus elétricos Mercedes-Benz eO500U. “O investimento em renovação de frota é uma importante premissa da nossa empresa e, agora, passaremos a substituir veículos mais antigos pelos elétricos, seguindo a Lei Municipal de Mudanças Climáticas, dando nossa contribuição para a descarbonização e a proteção ambiental”, destaca Roberto Abreu, vice-presidente da empresa, que atua na Zona Leste e na Zona Sul.

 

Em parceria com a Mercedes-Benz, a Viação Metrópole Paulista realizou testes com o eO500U num percurso pelas vias da cidade em meio ao tráfego. “Os testes demonstraram a eficiência do ônibus elétrico Mercedes-Benz na nossa operação. Receberemos as primeiras 40 unidades e assim que essa frota entrar em circulação, poderemos atestar, na prática diária, os atributos e diferenciais do produto. A expectativa é muito positiva com relação a essa nova solução oferecida pela Mercedes-Benz, marca com forte presença na nossa frota”, conclui Roberto Abreu.

 

MobiBrasil terá 8 unidades do eO500U na frota

 

Com cerca de 560 ônibus em sua frota, quase a totalidade Mercedes-Benz da linha O 500, entre Padron, articulados e superarticulados, a MobiBrasil receberá suas primeiras 8 unidades do eO500U.

 

“Nossa expectativa é grande, tanto em tecnologia, quanto em autonomia do ônibus elétrico da marca”, diz Manoel Marinho, diretor executivo da empresa. “Temos confiança plena na Mercedes-Benz. Esses novos veículos entrarão em operação no início de 2024, começando pelas linhas mais curtas para os ajustes finais e adaptação dos motoristas, como também do pessoal de manutenção. Aliás, a ideia é que as mulheres sejam as primeiras a conduzir os nossos ônibus elétricos”.

 

Manoel Marinho diz que a Mobibrasil tem o compromisso com a inovação tecnológica em todas as áreas da empresa. “Isso faz parte do nosso DNA. A introdução de ônibus elétricos segue essa linha, é um fato concreto, não tem mais volta. E queremos evoluir com nossos fornecedores”.

 

Solução com a qualidade e a confiabilidade da marca para as cidades

 

De acordo com o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, veículos elétricos são sinônimos de transporte sustentável e já fazem parte do portfólio mundial multissoluções da marca para os clientes. “Agora, nosso eO500U também está neste portfólio. Seus benefícios para a sociedade são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo”, diz ele. “Com esse produto, a operação brasileira segue alinhada à estratégia global da Daimler Truck de práticas de ESG. Este é o primeiro passo da Mercedes-Benz do Brasil. Nossas atenções e estratégias visam o presente e o futuro”.

 

“Nosso chassi de ônibus elétrico traz a qualidade e a confiabilidade da estrela de três pontas”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nossa decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiramente em ônibus urbano foi pensando no coletivo e no cenário das cidades. Nós temos experiência de 67 anos no Brasil, sempre oferecendo novas tecnologias para o transporte”.

 

Aqui mesmo no Bus Club, leia mais matérias a respeito do ônibus elétrico Mercedes-Benz. Nosso Blog seguirá atento aos avanços da marca em eletromobilidade no Brasil e trará mais novidades oportunamente.

 

Veja também no BusClub