Soluções Mercedes-Benz para mobilidade na Arena ANTP

fonte:Mercedes-Benz Ônibus

Com destaque para a exposição do seu ônibus elétrico urbano a baterias, o modelo eO500U, a Mercedes-Benz levou as soluções da marca em produtos e serviços para a Arena ANTP 2023 – Congresso de Mobilidade Urbana, realizado em São Paulo, capital, entre 24 e 26 de outubro. Esta foi a 22ª edição do congresso bianual da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).

 

Temas como mobilidade urbana, transição energética, eletromobilidade, descarbonização, sustentabilidade, segurança no trânsito, políticas públicas e vários outros assuntos formaram a vasta programação de palestras.

 

No início de outubro, a Mercedes-Benz anunciou a entrega das primeiras 50 unidades do eO500U, com carroçaria Caio Millennium, para as empresas Metrópole Paulista (40 unidades), MobiBrasil (8) e Sambaíba (2), operadoras do sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo.

 

“A entrega desse expressivo volume de ônibus elétricos representa o novo marco de progresso na entrada da Empresa na era da eletromobilidade no País”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “É muito significativo o fato de começarmos essa jornada por São Paulo, a maior cidade do País e da América Latina, que utiliza fortemente os ônibus em seu sistema de transporte coletivo. Assim como a Prefeitura Municipal e nossos clientes, nós também temos o compromisso de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a melhor qualidade do ar e a preservação ambiental”.

 

Compromisso com os pilares ESG

 

De acordo com o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, veículos elétricos são sinônimos de transporte sustentável e já fazem parte do portfólio mundial multissoluções da marca para os clientes. “Agora, nosso eO500U também está neste portfólio. Seus benefícios para a sociedade são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo”, ressalta Achim Puchert. “Com esse produto, a operação brasileira segue alinhada à estratégia global da Daimler Truck de práticas de ESG”.

 

“Nosso chassi de ônibus elétrico traz a qualidade e confiabilidade da estrela de três pontas”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “A decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiramente em ônibus urbano foi pensando no coletivo e no cenário das cidades. Nós temos experiência de 67 anos no Brasil, sempre oferecendo novas tecnologias para o transporte”.

 

eO500U assegura eficiência tecnológica e econômica

 

O eO500U é uma solução que reforça o compromisso da Mercedes-Benz em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana. É também um produto focado na eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo.

 

O mais novo membro da linha O 500 é um modelo Padron 4x2 de piso baixo, para carroçarias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de 250 km, a maior entre os ônibus elétricos no País. E também a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento.

 

O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa. A nova geração de baterias NMC3 é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa. 

 

Tecnologia BlueTec reduz as emissões de poluentes

 

Na Arena ANTP, a Mercedes-Benz também apresentou os diferenciais de seu atual portfólio de chassis de ônibus a diesel, com diversos modelos urbanos e rodoviários das linhas LO, OF e O 500. Essa linha se destaca pela exclusiva tecnologia BlueTec 6 de pós-tratamento de emissões, que atende à legislação Proconve P8 (Euro 6). Esta solução robusta, eficiente e confiável da marca assegura redução de 80% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio e de 50% nas de Material Particulado em relação ao Proconve P7 (Euro 5). 

 

“A tecnologia BlueTec 6 traz contribuição muito importante para a qualidade do ar e preservação do meio ambiente. Estes benefícios são especialmente notados no transporte urbano de passageiros e nas cidades, que desfrutam de um ar mais limpo”, diz Walter Barbosa. “Isso reafirma o compromisso da nossa marca com a mobilidade sustentável e o ecossistema do transporte responsável”.

 

FleetBus para ônibus elétricos

 

No contexto de serviços inovadores, a marca está dando novos passos na consolidação do FleetBus, solução exclusiva de telemetria e conectividade da Mercedes-Benz no Brasil para gestão de frota das empresas de ônibus. Este serviço 4.0 permite ampla diversidade de análises de desempenho dos ônibus e de manutenções preventivas e preditivas, diminuindo o risco de paradas não programadas. Além de proporcionar maior disponibilidade da frota, o uso do FleetBus assegura economia no consumo energético, seja o diesel ou a eletricidade, bem como redução de custos operacionais e do TCO.

 

Movimento A Voz Delas na Arena ANTP

 

A presença da Mercedes-Benz na Arena ANTP ganhou evidência também pela presença do Movimento a Voz Delas, iniciativa que amplia o olhar para as mulheres que atuam no segmento de transporte de cargas e que, este ano, passou a intensificar ações de engajamento pela causa de igualdade de condições de trabalho também para as motoristas de ônibus.

 

O Movimento A Voz Delas foi criado em 2019 pela Mercedes-Benz com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte como forma de empoderamento e equidade de gênero.

 

Veja também no BusClub