Mercedes-Benz inicia a fabricação em série do chassi de ônibus elétrico

fonte:Mercedes-Benz Ônibus

No final do ano passado, a Mercedes-Benz do Brasil iniciou a entrega das primeiras 50 unidades do eO500U, com carroceria Caio Millennium, para as empresas Metrópole Paulista (40 unidades), MobiBrasil (8) e Sambaíba (2), operadoras do sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo. Ou seja, a fabricação em série do chassi de ônibus elétrico a baterias da marca já é realidade na linha de produção da moderna Fábrica 4.0 da Empresa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

 

“É muito significativo o fato de começarmos a jornada da eletromobilidade por São Paulo, a maior cidade do País e da América Latina, que utiliza fortemente os ônibus em seu sistema de transporte coletivo. Assim como a Prefeitura Municipal e nossos clientes, nós também temos o compromisso de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a melhor qualidade do ar e a preservação ambiental”, afirma Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina

 

“Agora, nosso eO500U passa a ser protagonista para a Daimler Buses no Brasil e na América Latina. Os benefícios para a sociedade são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo”, ressalta Achim Puchert. “Com este produto, nossa operação brasileira segue alinhada à estratégia global da Daimler Truck de práticas de ESG, reafirmando seu compromisso com a mobilidade sustentável e com a descarbonização”.

 

O chassi eO500U foi desenvolvido pela Mercedes-Benz para a realidade brasileira e latino-americana. O veículo foi amplamente testado no Campo de Provas de Iracemápolis (SP), em vias urbanas, e também na Alemanha, onde contou com a expertise da Daimler Buses em ônibus elétricos.

 

Além das primeiras entregas no Brasil, o Chile é o próximo país da região a receber uma unidade do eO500U para demonstração a clientes, gestores do transporte coletivo e parceiros. Esta ação é fruto de parceria com a Comercial Kaufmann, representante local da marca Mercedes-Benz, e com a encarroçadora Caio. Além de atender aos países da América Latina, o novo produto também será exportado para outros mercados, como a Oceania.

 

Suporte e serviços especializados em eletromobilidade

 

“Mais do que lançar um novo produto, o chassi de ônibus elétrico urbano representa um novo passo da empresa na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos”, diz Mike Munhato, gerente de Desenvolvimento de Negócios para eMobility na Mercedes-Benz do Brasil. “A gama de serviços inclui uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e gestão de frota com ônibus elétricos. Além disso, os concessionários da marca estão sendo treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos”.

 

eO500U já está credenciado para o Finame – Baixo Carbono

 

“Reforçando ainda mais o compromisso com a sustentabilidade, o nosso chassi de ônibus urbano elétrico já está credenciado junto ao BNDES para financiamento via Finame – Baixo Carbono”, destaca Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus. “O BNDES é um aliado forte das empresas de transporte para financiamento de ônibus e renovação de frota, o que é ainda mais relevante no caso dos elétricos. Esse apoio é imprescindível para que o Brasil avance no campo da eletromobilidade e da descarbonização, o que trará benefícios ao meio ambiente, à qualidade do ar nas cidades e à sociedade como um todo”.

 

Veja também no BusClub